• Carregando...
Expedição parte rumo ao Norte para retratar a produção familiar na Amazônia
| Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo

Depois de passar pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a Expedição Agricultura Familiar vai desembarcar desta vez no Norte do país. O objetivo é conhecer de perto a produção agropecuária dentro do bioma Amazônico, as dificuldades enfrentadas, os desafios e as soluções encontradas pelas famílias para produzir de forma sustentável e melhorar a renda.

Por terra, água e ar, a nossa equipe de jornalistas e pesquisadores vai percorrer algumas áreas produtivas de diversas atividades típicas da Amazônia, sempre no âmbito da agricultura familiar. Também vamos conversar com especialistas e autoridades ligadas ao setor, que vão nos ajudar a traçar um panorama da produção agropecuária no Norte do país.

O objetivo da Expedição Agricultura Familiar é fazer um diagnóstico de um recorte bastante peculiar do Brasil que produz, jogando luz sobre a produção das pequenas propriedades e suas cadeias produtivas típicas desse estrato do campo brasileiro. Em pauta estão a inserção social e tecnológica, a sucessão no campo, gestão, políticas públicas, segurança e abastecimento alimentar, sustentabilidade, logística, mercado, acesso à informação, assistência técnica e extensão rural, entre outros temas.

O roteiro de campo, que vai percorrer e ouvir todos os elos dessa intensa cadeia produtiva, será desenvolvido com o apoio do Sistema CONFEA-CREA através da Coordenadoria das Câmaras de Agronomia, que por sua vez vai mobilizar as Câmaras de Agronomia dos estados visitados. O projeto conta ainda com apoio e participação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) e do Sicredi, cooperativa de crédito. A realização é do Agronegócio Gazeta do Povo em parceira com o CONFEA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]