• Carregando...
Área de produção familiar, em Francisco Beltrão
Área de produção familiar, em Francisco Beltrão| Foto: Rogério Machado/Expedição Agricultura Familiar

A Expedição Agricultura Familiar - Agronegócio Gazeta do Povo deixou Curitiba e região esta semana rumo ao interior do Paraná. Se na capital e municípios vizinhos, o objetivo foi investigar novos métodos de cultivo e o potencial da produção hortifrutigranjeira, no interior do Estado a missão é apurar importantes cadeias produtivas em que a agricultura familiar tem atuação de liderança.

Em Francisco Beltrão e região, por exemplo, 90% da cadeia leiteira é de responsabilidade da agricultura familiar. Em todo o Paraná, a produção vem registrando um crescimento constante ao longo dos anos. Dados históricos da Emater-PR apontam um crescimento de 13,30% na produção de leite entre 2007 e 2018 (4,6 bilhões de litros produzidos no ano passado contra 3,5 bi em 2007).

A expedição também esteve no oeste de Santa Catarina. Em Chapecó, conversou com os representantes da Epagri sobre a produção de carne suína, setor também marcado por forte presença de agricultores familiares e que é líder nacional desse segmento, com mais de 70% da produção. A equipe também vai conhecer ainda esta semana como está a produção em Santa Catarina da cebola e da maçã, duas culturas em que o Estado concentra quase a totalidade do que é produzido no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]