• Carregando...

O Paraná está reforçando suas barreiras sanitárias para impedir a entrada de gado de outros estados e países vizinhos e, assim, reduzir o risco de infecção do rebanho local pelo vírus da febre aftosa. Há trechos desprotegidos de mais de cem quilômetros nas divisas. O isolamento é fundamental para a suspensão da vacinação, prevista para o segundo semestre.

Duas novas barreiras estão sendo implantadas na região de limite com São Paulo. Outros dois postos fiscais que ficam na fronteira com a Argentina passarão a contar com equipes de defesa sanitária, conforme plano do governo do estado. Há preocupação também na fronteira com o Paraguai, onde o controle depende dos funcionários das balsas que fazem a travessia do Rio Paraná.

Considerando os 31 postos que fiscalizam o trânsito animal em funcionamento, o estado conta com uma barreira a cada 76 quilômetros. As mudanças que vêm sendo im­­plantadas tentam reduzir essa média. No caso dos 219 quilômetros de fronteira com o Paraguai, onde não há postos fiscais da Se­­cretaria Esta­­dual da Agricultu­­ra e do Abastecimen­­to (Seab) nem previsão de instalação, a es­­tra­­tégia é fiscalizar o lado brasileiro.

O Rio Paraguai é que protege o estado na região da divisa com o Paraguai, apontada co­­mo zona de fragilidade pelo Ministério da Agricultura, Pe­­cuária e Abastecimento (Mapa) e pela própria Seab. A defesa sanitária estadual depende do apoio das prefeituras e dos controladores de balsas. Não é permitida a entrada de animais ou carne com osso, mesmo para consumo dos passageiros.

A vigilância estadual informa que vem monitorando mais de perto a vacinação em propriedades próximas ao Rio Paraná. A fiscalização também é mais rigorosa, afirma o coordenador da campanha de vacinação contra aftosa na Seab, o veterinário Walter Ri­­wbeirete.

"Não há fronteira seca com o Paraguai. Fazemos um monitoramento a mais nas propriedades da divisa ao longo do rio (Paraná). Não temos tido problema com o trânsito de animais e produtos de risco nessa região", relata. Ele considera que a zona de maior risco de entrada de gado paraguaio é na divisa com Mato Grosso do Sul.

O estado vizinho divulga que há controle reforçado numa faixa de 15 quilômetros a partir da fronteira com o Paraguai. Muitas propriedades ficam justamente na divisa – parte no Paraguai e parte no Brasil. Todos os animais dessa região precisam ser identificados com brincos, para facilitar o rastreamento dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

Na fronteira com a Argentina, também não há postos de vigilância da Seab atualmente. Ribeirete informa que dois postos da Seab, desativados há cerca de dois anos, voltarão a receber fiscais. O governo do estado teria se retirado porque o controle da fronteira é atribuição federal, mas agora pretende reposicionar seus agentes.

Na divisa com Santa Catarina, há dez postos fiscais. Se o Paraná se tornar área livre da aftosa sem vacinação, a região será de menor risco, uma vez que o rebanho catarinense é considerado livre da doença sem vacina desde 2007. O fluxo de animais entre Paraná e Santa Catarina tende inclusive a aumentar.

Os dois novos postos que estão sendo abertos na divisa com São Paulo ainda dependem da contratação de pessoal. A Seab ainda não concluiu a contração de 37 novos técnicos e 43 veterinários, que devem reforçar a equipe ligada ao controle da aftosa em 20%. A estratégia é usar estruturas criadas para controle da Receita Estadual no monitoramento sanitário.

A campanha de vacinação do gado contra a aftosa, iniciada em 1º de maio, segue até o próximo dia 12. O prazo foi prorrogado na semana passada depois de os agentes estaduais constatarem falta de vacina para 200 mil cabeças. A meta é vacinar perto de 100% das 4,4 milhões de animais de menos de 2 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]