• Carregando...
Austrália é inclusive um dos concorrentes do Brasil na criação de gado. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Austrália é inclusive um dos concorrentes do Brasil na criação de gado.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Um dos principais destinos de quem tenta a vida no exterior, o governo da Austrália está investindo para que estrangeiros mudem para o país, pelo menos quando o assunto é o agronegócio.

Os Estados de Queensland, Western Australia and Northern Territory representam quase 40% do território australiano e apresentam 17 milhões de hectares de solo agricultável. Com 80% da população concentrada em regiões litorâneas, o interior é quase despovoado e com terras de sobra para lavouras e criação de gado. É praticamente o que houve no cerrado brasileiro há algumas décadas, com uma diferença: para atrair investidores estrangeiros para essas regiões, o Governo australiano irá investir até 2020 US$3,7 bilhões em infraestrutura, como a construção de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias para facilitar as exportações.

Com características muito similares, o Brasil é um dos principais focos da Austrália, que oferece uma estrutura de apoio para quem quiser cultivar lavouras ou manter rebanhos no país oferecendo incentivos como facilidades de negócio com fundos de investimento e compra de territórios liberada.

“Quando investem na Austrália, produtores e criadores brasileiros ganham conhecimentos tecnológicos, aumentam a escala de comercialização de seus produtos e têm maior margem de lucro nas exportações”, explica o Cônsul Geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis.

Dona da 13ª maior economia global, a Austrália apresenta uma economia sólida e saudável, com 26 anos de crescimento contínuo e é uma das poucas regiões no mundo com terras disponíveis para plantio, cultivo e criação.

Como se inscrever

Brasileiros interessados em investir ou fazer negócios com a Austrália devem entrar em contato direto com a Comissão de Comércio Exterior e Investimentos do país da Oceania através deste link. Os contatos do governo australiano estão disponíveis para esclarecer dúvidas e auxiliar nos trâmites pelo telefone: (11) 2112 6200.

“O país possui acordos de livre comércio com quase todas as nações da Ásia e do Pacífico, apresentando-se como grande vantagem para investidores estrangeiros. A Austrália exporta para nações como Japão e Estados Unidos com valor agregado que chegam ao dobro do que produtos vendidos pelo Brasil”, destaca Greg Wallis.

A China tem sido o principal destino da produção agrícola australiana, com negócios de US$6,4 bilhões por ano, em média, tendo como grande atrativo a logística. “O crescimento populacional da Ásia também é outra vantagem para os negócios, já que com isso cresce o interesse asiático por alimentos seguros, saudáveis e de alta qualidade e ingredientes prontos para varejo, um dos pontos fortes da Austrália”, conclui o Cônsul.

Só nos últimos 10 anos, o investimento estrangeiro na Austrália cresceu mais de 190%, com foco principal no agronegócio e destaque para as áreas de pecuária, laticínios, grãos, horticultura e aquicultura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]