• Carregando...
Presidente da CNA, João Matins, recebe certificado do Guinness Book de maior monstruário de frutas do mundo | CNA/Reprodução  Internet
Presidente da CNA, João Matins, recebe certificado do Guinness Book de maior monstruário de frutas do mundo| Foto: CNA/Reprodução Internet

No Dia do Agricultor, celebrado nesta quinta-feira (28), o agronegócio conquistou mais um recorde para o Brasil. Mas não se trata da produção de grãos ou de volumes embarcados para o exterior. O país entrou para o Guinness World Records com o maior mostruário de frutos do mundo composto por exatamente 18.825,84 quilos de frutas em uma mesa de 240 metros. O evento que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com federações, sindicatos e produtores rurais.

CNA/Reprodução Internet

De acordo com a CNA, o setor agropecuário representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB), 32,7% dos empregos e 46% das exportações do país, resultados amparados pelo empreendedorismo dos produtores e por tecnologias de base sustentável que asseguram cada vez mais ganhos de produtividade em harmonia com o meio ambiente.

“Os produtores do nosso Brasil quebram recordes todos os dias, produzindo alimentos de qualidade. A fruta representa apenas uma parte do setor”, afirma o presidente da CNA, João Martins.

Durante o evento, a entidade entregou ao presidente em exercício, Michel Temer, o documento “Dez medidas para garantir o crescimento e fortalecimento da agropecuária brasileira”, com um conjunto de propostas fundamentais para que o setor continue contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

Na lista constam as seguintes medidas:

1) Modernização da política agrícola brasileira

2) Redução e simplificação de tributos

3) Implementação do Código Florestal

4) Licenciamento ambiental de atividades rurais

5) Modernização da relação de trabalho rural

6) Garantia de paz no campo assegurando o direito de propriedade aos produtores

7) Acesso a mercados internacionais

8) Priorizar investimentos em infraestrutura e logística para o escoamento da produção agropecuária

9) Promover a assistência técnica e gerencial no campo

10) Estabelecimento de um novo marco regulatório para registro de agroquímicos

CNA/Reprodução Internet

Mapa

O secretário de Política Agrícola, Neri Geller, e o chefe de gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Coaraci Castilho, participaram da comemoração neste dia 28, data que também é celebrado o aniversário de 156 anos do Mapa. “O Mapa e o agricultor são indissociáveis, e cada um cumpre um papel essencial para a sociedade e a economia do país. Neste dia, saudamos os nossos produtores e os servidores do ministério, sem os quais o país não seria esta potência agrícola que é hoje”, diz o ministro interino, Eumar Novacki.

Após o reconhecimento do recorde, os produtos dispostos na mesa foram doados ao público presente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]