• Carregando...
Maggi e Buryaile estão reunidos mais uma vez na abertura da Expointer no dia 29 de agosto | Reprodução/Internet
Maggi e Buryaile estão reunidos mais uma vez na abertura da Expointer no dia 29 de agosto| Foto: Reprodução/Internet

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, se reuniu com ministro da agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, para discutir uma extensa pauta de interesses dos dois países no setor do agronegócio. Eles concluíram eles devem se unir para liderar o Mercosul e ampliar espaço comercial no mundo. Também falaram sobre o aumento do comércio entre os dois mercados de produtos como citros, trigo, abacate, ovos férteis, mel, produtos lácteos e biotecnologia.

O ministro afirmou que os dois países são parceiros estratégicos, embora reconheça que existam algumas competições regionais, mas que devem ser tratadas de forma transparente e tranquila. Segundo Maggi, Brasil e Argentina são grandes exportadores mundiais de alimentos e terão mais força nas negociações internacionais se atuarem de forma conjunta e coordenada. “Nós somos parceiros e podemos andar juntos mundo afora fazendo o enfrentamento no mercado mundial”, afirmou Maggi. Na avaliação do ministro, os dois países devem liderar as negociações entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrastam há anos, sem um avanço concreto.

O ministro argentino acrescentou que Brasil e Argentina são sócios estratégicos e a união dos dois países é uma necessidade. Ele destacou ainda que essa foi a primeira vez, nos últimos três anos, que um ministro da Agricultura brasileiro foi ao país para uma visita oficial.

De acordo com Buryaile, as questões fitossanitárias entre os dois países devem ser colocadas de forma clara. Ele rejeitou o uso de barreiras sanitárias para impedir a exportação de produtos agropecuários quando a questão é apenas política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]