• Carregando...
Os melhores cafés serão escolhidos entre 74 produtores finalistas, oriundos de várias cidades paranaenses | Pixabay/Reprodução
Os melhores cafés serão escolhidos entre 74 produtores finalistas, oriundos de várias cidades paranaenses| Foto: Pixabay/Reprodução

Os melhores cafés produzidos no Paraná nas categorias cereja descascado e café natural serão conhecidos nesta quarta-feira (31) durante a cerimônia da 16ª edição do Prêmio Café Qualidade Paraná, que ocorre em Pinhalão, no Norte do estado. Os vencedores serão escolhidos entre 74 finalistas, oriundos de várias cidades paranaenses.

A premiação envolveu as regiões de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Santo Antônio da Platina e Toledo. Cada uma promoveu um concurso regional e selecionou o melhor lote de cada categoria para competir na fase estadual.

A competição se dá em duas categorias, conforme o processo de finalização da colheita – cereja descascado e natural. No primeiro método, a polpa do grão maduro é retirada para diminuir o tempo de exposição ao sol no terreiro, enquanto no segundo o grão vai inteiro para a secagem, segundo informa a organização do evento.

Para participar, o cafeicultor deveria inscrever lotes de seis a oito sacas de 60 quilos. Pequenos produtores familiares concorrem com os chamados “microlotes”, de duas ou três sacas. Os lotes classificados nas fases regionais seguiram para a disputa de âmbito estadual.

Na prova da xícara, entre os principais critérios para a escolha do melhor café estão aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida, avaliados conforme a metodologia Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Ao todo, 320 competidores iniciaram o certame em seletivas nas várias zonas produtoras do estado.

Os 5 lotes mais bem classificados na premiação em cada uma das categorias terão compra garantida pelo preço da BM&F no dia 30 de outubro, acrescido de 30%. Além disso, o lote vencedor em cada categoria representará o Paraná no Concurso Nacional de Qualidade do Café, em novembro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Os nomes dos finalistas podem ser conferidos no site Café Qualidade Paraná.

A cafeicultura paranaense ocupa hoje cerca de 41 mil hectares. A maior parte das lavouras tem em média 10 hectares e é conduzida por pequenos produtores familiares. A produção deste ano deve ficar abaixo de um milhão de sacas beneficiadas, projeção que considera uma pequena redução provocada pela falta de chuvas em abril, de acordo com informações do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado Agricultura e Abastecimento.

Entretanto, a segunda estiagem, no inverno, facilitou a colheita, que se encerrou com um mês de antecedência. Ainda nesse período, chegaram à maturação os frutos da maior florada do ciclo, ocorrida em outro do ano passado.

O Prêmio Café Qualidade Paraná é uma realização da Câmara Setorial do Café do Paraná, Seab, Iapar, Emater-PR, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e Prefeitura de Pinhalão, com patrocínio da Sicredi, FAEP/SENAR-PR, Bratac, Ocepar, Sebrae, Cooperativa Integrada, BRDE e, ainda, o apoio da Cocari, Cocamar, Copacol, Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]