• Carregando...
Animais são sempre uma das grandes atrações da exposição | Paulo Wolfgang - SRP 2004/Paulo Wolfgang - SRP 2004
Animais são sempre uma das grandes atrações da exposição| Foto: Paulo Wolfgang - SRP 2004/Paulo Wolfgang - SRP 2004

A ExpoLondrina, que segue até domingo (17), teve uma semana bastante movimentada. A expectativa é que passem pelos 11 dias de evento cerca de 500 mil visitantes. Em 2015, a feira recebeu 562 mil visitantes. Foram mais de 230 mil negócios financiados ou prospectados durante a exposição, resultando numa movimentação financeira de R$ 428 milhões. Para este ano, a expectativa da Sociedade Rural do Paraná (SRP) é de tentar manter os mesmos números do ano passado.

Durante a última semana, os destaques foram o seminário sobre tendências climáticas e sustentabilidade, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara. O centro do debate foi a necessidade de os produtores rurais adotarem práticas de conservação do solo para reduzir as possibilidades de perdas devido a problemas climáticos. Os participantes também puderam assistir cinco palestras sobre exportação e aprender mais sobre a agrossilvicultura, integração entre pecuária, agricultura e produção florestal.

Outro destaque foi o lançamento de colheitadeiras e o desfile de animais das mais variadas raças. Uma das principais atrações do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na ExpoLondrina foi a apresentação de um lote de bovinos Purunã. A raça vem ganhando notoriedade entre os pecuaristas e já ultrapassou as fronteiras do Paraná, com criadores no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e até no Amazonas. Genuinamente paranaense, Purunã é resultado de mais de 30 anos de estudos e cruzamentos envolvendo as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim. Shows como o dos artistas Jorge e Mateus, Luan Santana e Henrique e Juliano também movimentaram as noites da exposição.

A feira está acabando, mas os visitantes ainda podem aproveitar as atrações do último final de semana da exposição como o rodeio PBR, maior campeonato de montaria em touros do mundo e considerado um dos mais radicais do planeta. Serão 30 competidores em busca de pontos para os rankings nacional e internacional. Além do rodeio, quem estiver em Londrina também poderá aproveitar o concurso de saltos da Copa ExpoLondrina, julgamentos e leilões de diversas raças, exposições e a oficina de Manejo do Solo – plantio direto de qualidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]