• Carregando...
Durante a etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra, que foi de Querência (MT) a Canarana (MT), equipes conferiram de perto a questão climática. | Jonathan Campos
Durante a etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra, que foi de Querência (MT) a Canarana (MT), equipes conferiram de perto a questão climática.| Foto: Jonathan Campos

A umidade da chuva excessiva prejudica a qualidade da soja de Mato Grosso e amplia os descontos na entrega na produção nesta colheita. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), há casos de rejeição da carga.

“Começaram a recusar. Essa soja está muito ruim de qualidade, fora de padrão”, disse Nery Ribas, diretor técnico da entidade. “Uma grande maioria dos produtores não possui armazém, então esse é um grande problema.” Na região central do estado, por exemplo, houve 199 milímetros de chuva neste mês. A média história do mês inteiro é de 262 milímetros, segundo a Somar Meteorologia.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), cerca de 420 mil toneladas de soja foram prejudicadas por avarias e umidade acima do padrão. Esse volume representa 1,7% da produção do estado, líder nacional na oleaginosa.

O analista Bruno Perottoni, da corretora Terra Investimentos, afirma que há muita soja sendo recebida com descontos por estar fora dos padrões. “Tem gente que está recebendo soja com 37% de umidade.” O mercado cobra índices abaixo de 20%.

Atraso

2/3 das lavouras de soja de Mato Grosso ainda não foram colhidos, conforme estimativa do Imea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]