• Carregando...
Durante o discurso de abertura, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou a importância do agronegócio para o crescimento do país. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Durante o discurso de abertura, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou a importância do agronegócio para o crescimento do país.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O auditório quase ficou pequeno para tanto produtor rural: eram cerca de 5 mil, que vieram de todas as regiões do estado. Campo e cidade viraram uma coisa só para a cerimônia de premiação do programa Empreendedor Rural, no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A iniciativa é do Senar-PR (que integra o sistema FAEP), em parceria com o Sebrae e a Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná).

Durante o discurso de abertura, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou a importância do agronegócio para o crescimento do país, além do papel do Empreendedor Rural em repensar a maneira como as propriedades são administradas. “Com o programa ensinando a importância da gestão nas propriedades, nós estamos contribuindo para que a agricultura do Paraná se aperfeiçoe cada vez mais”, afirmou.

Produtores rurais vieram de todas as regiões do estado. Auditório do Expotrade ficou lotado.Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Além de gestão, é preciso debater a sucessão no meio rural, um dos principais desafios para as próximas décadas, avaliou o superintendente do Senar-PR, Humberto Malucelli Neto. “Vemos que a renovação no campo está acontecendo e torcemos para que continue. Há um predomínio de jovens e mulheres, o que é uma resposta positiva. Alguém vai ter que substituir o pessoal que está hoje nas propriedades. E a atividade não é fácil”, pontuou.

São relações que precisam ser trabalhadas, ainda mais num mundo que vive em transformações cada vez mais rápidas, cada vez mais intensas. “O desenvolvimento da agropecuária brasileira e da vida social rural passa por um novo período, muito diferente da história rural brasileira do passado”, salientou o agrônomo e pesquisador da Embrapa, pós-doutor em Ciências Políticas, Zander Navarro, que ministrou palestra sobre as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas no ambiente agropecuário.

Zander Navarro: “O desenvolvimento da agropecuária brasileira e da vida social rural passa por um novo período. É uma fase iniciada no final dos anos 90, uma revolução produtiva e tecnológica.”Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

“O Brasil está na iminência de se tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas tem também aspectos muito problemáticos: é uma agricultura que depende cada vez mais de financiamentos e não existem recursos para isso. Um número crescente de produtores acaba não tendo condições de permanecer na atividade. No Paraná é diferente, porque o estado é um exemplo, tem um interior próspero. Mas no restante do Brasil os jovens estão deixando o campo”, completou Navarro.

Sobre o programa

Em 2016, foram 88 projetos inscritos no programa Empreendedor Rural, 25% a mais que no ano anterior. Entre os dez finalistas, três serão premiados com uma viagem internacional. Desde 2002, 21.964 produtores participaram e concluíram o curso de Empreendedor Rural, sendo que o índice de aprovação chega a 88%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]