• Carregando...
insetos são alguns dos principais transmissores de doenças às lavouras e pomares, além de depositarem larvas e se alimentarem dos alimentos produzidos. | NELSON ALMEIDA/AFP
insetos são alguns dos principais transmissores de doenças às lavouras e pomares, além de depositarem larvas e se alimentarem dos alimentos produzidos.| Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa divulgaram nesta quarta-feira (4) uma lista de 20 pragas que, pelo menos por enquanto, não atingem as lavouras do Brasil, mas que precisam ser acompanhadas de perto para evitar desastres agrícolas. Elas são chamadas de pragas quarentenárias, ou seja, doenças que mesmo sob controle constituem ameaças agropecuárias.

Esta é a primeira vez que os órgãos fazem uma divulgação em conjunto, com o objetivo de proteger culturas como milho, soja, mandioca, batata, arroz e frutas. A ação complementa a Instrução Normativa nº 52 de 2007 do Mapa, que estabelece uma lista de pragas quarentenárias ausentes e presentes.

Existem atualmente cerca de 500 pragas quarentenárias - entre fungos, insetos, bactérias, vírus, nematoides e plantas daninhas - oficialmente reconhecidas como ausentes no Brasil.

Das 20 pragas listadas como prioritárias, três já contam com planos de contingência: um inseto que ataca principalmente a maçã (Cydia pomonella), um fitoplasma que causa o amarelecimento-letal-do-coqueiro (Candidatus Phytoplasma palmae), e o fungo Moniliophthora roreri, que infecta os frutos do cacaueiro.

“A priorização é importante porque permite desenvolver um trabalho mais focado nas necessidades específicas de cada praga destacada, visando a evitar sua introdução e melhor preparo caso entrem [no país], e dessa forma adotar as medidas necessárias para sua erradicação e controle”, afirma o coordenador-geral de Proteção de Plantas do Mapa, Paulo Parizzi.

Um exemplo de como funciona o trabalho na prática aconteceu em março deste ano. Pesquisadores do Ministério da Agricultura e da Embrapa se uniram para elaborar um plano contra o fungo Fusarium oxysporum, que ataca as bananeiras, causando uma doença conhecida como Mal do Panamá.

Antes a doença estava restrita ao sul da Ásia, onde provocou perdas severas, segundo a Embrapa, em países como Filipinas, Taiwan, Indonésia e China. Em 2013, ela foi detectada na África. Agora, é apenas uma questão de tempo para chegar às Américas, de acordo com especialistas. “Esse já é um desdobramento do trabalho de priorização”, resume o pesquisador Francisco Laranjeira, líder do Portfólio de Sanidade Vegetal da Embrapa.

Exemplo de erva daninha encontrada em lavoura de sojaArquivo/Gazeta do Povo

Em alerta: 20 pragas quarentenárias

A lista divulgada pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura inclui as seguintes 20 pragas quarentenárias ausentes do território nacional:

African Cassava Mosaic Virus: um vírus que atinge a mandioca e é transmitido pela mosca-branca.

Anastrepha suspensa: inseto conhecido como mosca-das-frutas-do-caribe, e ataca preferencialmente a goiaba.

Bactrocera dorsalis: uma espécie de mosca-das-frutas com alta capacidade reprodutiva. Ataca mais de 300 espécies de plantas, como goiaba, laranja, maçã, manga e pêssego.

Boeremia foveata: um fungo que afeta batatas, também conhecido como gangrena-da-batata. Está presente em países que fazem fronteira com o Brasil.

Brevipalpus chilensis: ácaro conhecido como falso-ácaro-vermelho-chileno, tem como principal hospedeiro a uva, mas também ataca kiwi, limão, caqui, cherimoia, ligustro e várias flores e plantas ornamentais.

Candidatus Phytoplasma palmae: fitoplasma que atinge coqueiros, com o aparecimento da doença amarelecimento-letal (AL). A região Norte, por estar próxima ao Caribe, é a que tem maior risco.

Cirsium arvense: planta daninha que pode infestar e crescer junto a trigo, milho, aveia, ervilha, soja, feijão, alfafa, pastagens, pradarias e beterraba açucareira. A espécie merece atenção nos estados do Sul do Brasil, segundo a Embrapa.

Cydia pomonella: considerada a principal praga da maçã no mundo, trata-se de uma mariposa. A ameaça já foi registrada próxima ao Brasil, na Argentina.

Ditylenchus destructor: nematoide com ampla gama de hospedeiros, sendo uma forte ameaça a batatas e milho. Deixa também a planta vulnerável a bactérias, fungos, ácaros e outros nematoides.

Fusarium oxysporum f.sp. cubense: fungo causador da doença conhecida como mal-do-panamá, uma ameaça às bananeiras.

Globodera rostochiensis: outro neumatoide que ameaça batatas, podendo causar perdas de até 80% em áreas tropicais atingidas, mas que ataca também em climas temperados e mediterrâneos.

Lobesia botrana: inseto conhecido popularmente como traça-da-uva ou traça-dos-cachos-de-uva. Trata-se de uma pequena mariposa, com menos de um centímetro e meio que ataca as flores e os frutos das videiras.

Moniliophthora roreri: é um fungo identificado em culturas do cacaueiro e do cupuaçuzeiro, que sofrem os maiores impactos da praga. A incidência da doença em países fronteiriços eleva o risco de introdução no Brasil pela região Norte. Pode causar perdas de até 80% na produtividade de frutos se atingir o Brasil.

Pantoea stewartii: bactéria originária da América e afeta o milho, principalmente o milho doce, causando uma murcha conhecida como a doença de Stewartii.

Plum Pox Virus: vírus causador das doenças mais destrutivas de frutos como damasco, ameixa-europeia, pêssego e ameixa-japonesa, porque reduz a qualidade e causa queda prematura.

Striga spp: uma planta daninha semiparasita de cereais como milho, sorgo e arroz e de cana-de-açúcar. Ela drena nutrientes, carboidratos e água das plantas hospedeiras. Foi recentemente relatada na Flórida e Guiana.

Tomato ringspot vírus: vírus que infecta fruteiras de clima temperado, como framboesa, amora, maçã, ameixa, cereja, pêssego, uva e morango. Foi identificada de forma restrita na África, Ásia, América Central e América do Sul.

Toxotrypana curvicauda: inseto conhecido como a mosca-do-mamão. Está em países próximos do Caribe e América Central e na América do Sul foi relatado na Colômbia e Venezuela. Os frutos infestados com suas larvas tornam-se amarelos e caem da árvore prematuramente. A praga dissemina-se por meio do transporte de frutos infestados e por amostras de solo.

Xanthomonas oryzae pv. Oryzae: bactéria do arroz, causando a queima ou a murcha. Representa uma ameaça para o Brasil, pois a bactéria pode ser introduzida pelas sementes e se adaptar em áreas de plantio com temperaturas e umidade elevadas em diferentes biomas.

Xylella fastidiosa subsp. Fastidiosa: bactéria que atinge videiras e causadora da doença conhecida como mal-de-pierce da videira. Representa grande ameaça por ser altamente agressiva, de difícil controle e por ser disseminada por insetos como cigarrinhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]