i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Meio Ambiente

Controle começa no uso adequado dos produtos

  • PorJosé Rocher
  • 17/08/2015 14:13

Os dados oficiais sobre o consumo de defensivos agrícolas são impressionantes, a ponto de colocar o próprio agronegócio em alerta. A Embrapa informa, por exemplo, que o uso de agrotóxicos no Brasil aumentou 700% nos últimos 40 anos.

A preocupação com o uso correto desses produtos passa a ser constante no país, envolvendo empresas públicas e privadas. Segundo sondagem da Emater do Paraná, com monitoramento dos ataques e maior controle sobre as aplicações, a agricultura pode reduzir em até 50% o uso de inseticidas, por exemplo.

Via web

A internet passa a ser usada como meio de divulgação do uso correto. O portal de consultas fitossanitárias Receituário Online, por exemplo, aponta gratuitamente alternativas de controle de pragas, doenças e plantas daninhas para mais de 230 culturas. O objetivo é auxiliar no uso correto e evitar desperdícios, conforme a empresa que lançou a ferramenta, a Agrotis Agroinformática. O site pode ser acessado em www.receituarioonline.com.br.

O banco de dados foi criado há 25 anos. Agora pode ser acessado gratuitamente para consultas que ajudam a evitar o uso inadequado de produtos específicos, conforme o diretor da Agrotis, Marcelo Choinski. Segundo ele, as consultas podem ser o passo inicial para qualquer ação de combate às pragas nas lavouras.

Profissionais

O Receituário mantém técnicos agrícolas e agrônomos como fonte de renda. Oferece um software para emissão de receita fitossanitária em que os profissionais acessam serviço pago mediante compra antecipada de créditos. Para aderir a esse serviço, é necessário se cadastrar apresentando dados pessoais.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.