• Carregando...

Os dados oficiais sobre o consumo de defensivos agrícolas são impressionantes, a ponto de colocar o próprio agronegócio em alerta. A Embrapa informa, por exemplo, que o uso de agrotóxicos no Brasil aumentou 700% nos últimos 40 anos.

A preocupação com o uso correto desses produtos passa a ser constante no país, envolvendo empresas públicas e privadas. Segundo sondagem da Emater do Paraná, com monitoramento dos ataques e maior controle sobre as aplicações, a agricultura pode reduzir em até 50% o uso de inseticidas, por exemplo.

Via web

A internet passa a ser usada como meio de divulgação do uso correto. O portal de consultas fitossanitárias Receituário Online, por exemplo, aponta gratuitamente alternativas de controle de pragas, doenças e plantas daninhas para mais de 230 culturas. O objetivo é auxiliar no uso correto e evitar desperdícios, conforme a empresa que lançou a ferramenta, a Agrotis Agroinformática. O site pode ser acessado em www.receituarioonline.com.br.

O banco de dados foi criado há 25 anos. Agora pode ser acessado gratuitamente para consultas que ajudam a evitar o uso inadequado de produtos específicos, conforme o diretor da Agrotis, Marcelo Choinski. Segundo ele, as consultas podem ser o passo inicial para qualquer ação de combate às pragas nas lavouras.

Profissionais

O Receituário mantém técnicos agrícolas e agrônomos como fonte de renda. Oferece um software para emissão de receita fitossanitária em que os profissionais acessam serviço pago mediante compra antecipada de créditos. Para aderir a esse serviço, é necessário se cadastrar apresentando dados pessoais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]