• Carregando...

Cooperativas que entregam  a produção para as indústrias da Ambev aprovaram o novo modelo de comercialização proposto pela multinacional. A Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, decidiu precificar a produção dos associados entregues à indústria de cerveja no mercado futuro. De acordo com o gerente agrícola da cooperativa, André Luiz Spitzner, “o novo sistema tem ligação com a realidade”.

“É um método diferente e vamos ver como vai funcionar. Vamos definir lotes e, conforme o preço bater, vendemos”, diz Spitzner. A Agrária vai aumentar em 22% o volume vendido para a indústria de bebidas.

A cooperativa Protecta, dos Campos Gerais, também irá negociar a produção dos 80 associados no mercado futuro. Neste primeiro ano, 25% das 20 mil toneladas previstas serão  negociados pelo modelo novo e os 75% restantes foram fixados ao preço de R$ 520 por tonelada. “O valor fixado paga os custos de produção [R$ 800 por hectare]. O que vendermos na bolsa será lucro”, explica o sócio diretor da Protecta Fábio Schmidt.

O trigo deve manter preços altos até o final do ano. A produção mundial sofreu retração de 42 milhões de toneladas na última safra.Rússia, Argentina e Austrália tiveram problemas de produção. A oferta escassa do produto já foi considerada nos preços atuais do produto.

Incentivados pelos bons preços os produtores ampliaram em 20% a área plantada no estado em 2013/14, para 940 mil hectares. Com as geadas das últimas semanas, os analistas de mercado indicam que os preços voltaram a subir, e devem permanecer elevados até dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]