• Carregando...

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a medida que cria um novo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para as cooperativas de todo o país. O fundo deverá ser constituído na forma de entidade privada sem fins lucrativos, sendo as cooperativas de crédito que captam recursos de seus associados e os bancos cooperativos como associados.

O objetivo do governo é garantir créditos de clientes das entidades do sistema cooperativista e realizar operações de assistência e suporte financeiro com estas instituições. A criação do FGC irá fortalecer a rede de proteção existente e poderá contribuir para intensificar o crescimento do sistema.

Atualmente, 550 cooperativas no Brasil, 45% do total, possuem fundos garantidores. O Paraná se destaca nesse setor como um dos estados de referência, principalmente na área agrícola. Desde 1995, o setor bancário dispõe do FGC, uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos depositantes e investidores em caso de intervenção ou liquidação de instituições financeiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]