• Carregando...

Neste ano, a transgenica completa uma década de plantio comercial no Brasil. Veja como foi a trajetória da tecnologia:

1998 – Produtores do Rio Grande do Sul plantam, de forma clandestina, soja transgênica trazida da Argentina.

2003 – Governo brasileiro libera, por meio da Medida Provisória 113, o plantio e comercialização da soja transgênica. A mesma medida autoriza o registro provisório de variedades de sementes de soja geneticamente modificada desenvolvidas no Brasil que ainda não foram registradas.

2003 - O então governador do Paraná, Roberto Requião, sanciona a lei que proíbe o cultivo, manipulação, importação, industrialização e a comercialização de transgênicos destinados à produção agrícola, alimentação humana e animal no estado, exceto para fins de pesquisa científica.

2004 - O procurador geral da República, Cláudio Fonteles, declara procedente a ação de inconstitucionalidade contra a lei paranaense e concede parecer favorável à liberação dos transgênicos.

2004 – Por ordem de Requião, então governador do Paraná, o Porto de Paranaguá, no litoral do estado, não embarca transgênicos.

2007 - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) libera a comercialização de milho transgênico.

2013 - O plantio de soja e milho transgênicos registra expansão no Brasil na safra 2012/13, de acordo com dados ds Expedição Safra Gazeta do Povo. A participação das lavouras transgênicas aumenta dois pontos porcentuais tanto na soja quanto no milho de verão, chegando a 89% e 85%, respectivamente.

2013 - China libera comercialização de nova soja transgênica da Monsanto. Com a decisão, o plantio e a comercialização não correm risco. De acordo com entidades do setor, até 10% da área brasileira na safra 2013/14 devem ser ocupadas por essa tecnologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]