• Carregando...
 | JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO
| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO

Agora todas as informações detalhadas sobre a produção agropecuária brasileira estão facilmente acessíveis ao público. Como? Por meio da base de dados do Sistema de Inteligência Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Agropensa. O sistema usa informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Trata-se de uma ampla base de dados coletados desde a década de 1990 fornecida por meio de uma plataforma amigável de painéis interativos (dashboards)”, conta o coordenador do Agropensa, Édson Bolfe. Ele considera a ferramenta uma valiosa fonte de informação para pesquisadores, jornalistas, gestores públicos, profissionais da área, empresários, analistas financeiros e interessados em geral. O sistema desenvolvido transforma os dados em tabelas de análises de resultados que podem apresentar o recorte e detalhamento que o usuário escolher.

Segundo Bolfe, a plataforma inovadora disponibiliza informações provenientes do IBGE em forma de tabelas. “Desenvolvemos uma apresentação que pode ser rapidamente acessada ao clicar nos mapas e nos dados de interesse por meio de gráficos, análises comparativas e relatórios”, explica.

Reprodução/Internet

Os dados são distribuídos em três grandes grupos: pecuária, produção agrícola e abates. Em pecuária, é possível averiguar a produção das principais criações animais: bovinos, caprinos, ovinos, suínos, bubalinos, equinos e galináceos. O tamanho de cada rebanho pode ser acompanhado a cada ano desde 1990 até 2014, a safra mais recente registrada. A pesquisa pode ser feita por região do Brasil, estado e município.

No mesmo grupo, podem ser observados os principais produtos de origem animal como leite, lã, mel, ovos de galinha e codorna, com números de vacas ordenhadas e ovinos tosquiados por região geográfica. Há até informações sobre produção de casulos de bicho-da-seda.

A base também apresenta dados importantes sobre a aquicultura nacional a partir de 2013. Com isso, é possível saber onde são produzidas vinte espécies diferentes de peixes além de outros pescados como ostras e camarões. É possível saber que o Brasil produziu 139 mil toneladas de tambaqui na safra de 2014, gerando mais de 750 milhões de reais com esse peixe e que a maior parte da produção veio no Amazonas, de onde sairam 105 mil toneladas.

Além do tamanho e valor da produção, os dados agrícolas do sistema contam ainda com a extensão da área colhida e o rendimento médio de cada uma das 65 culturas que abrangem as principais do país.

Em “abate”, o usuário tem um grau de detalhamento igualmente considerável. Pode-se escolher um determinado método de curtimento (ao cromo, tanino ou outros) executado em couros produzidos somente em abatedouros municipais de determinado estado ou sub-região. É possível acompanhar a produção de abatedouros federais, estaduais e municipais de bois, frangos, suínos e novilhos.

“É uma prática e moderna ferramenta de trabalho que pode ser aplicada para os mais diferentes fins do planejamento estratégico rural. Nosso objetivo foi facilitar o acesso às informações públicas produzidas pela Embrapa e parceiros”, afirma Bolfe. O pesquisador revela que na próxima etapa o sistema será ampliado com dados sobre a exportação de produtos agropecuários e envolverá outras fontes além das bases da própria Embrapa e do IBGE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]