• Carregando...
A abertura oficial do evento foi marcada pelo passeio de um trator pela pista central de julgamentos de animais, sem o tratorista, que desceu do veículo depois de acionar o piloto automático. | Lineu Filho/Gazeta do Povo
A abertura oficial do evento foi marcada pelo passeio de um trator pela pista central de julgamentos de animais, sem o tratorista, que desceu do veículo depois de acionar o piloto automático.| Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

A era dos veículos autônomos já é uma realidade no campo. Na última sexta-feira (31), a empresa curitibana Agres, que há 14 anos trabalha com agricultura de precisão, apresentou o IsoFarm, um portal para gestão de fazendas que permite o controle de máquinas agrícolas à distância. O lançamento aconteceu no Parque Ney Braga, na Expolondrina 2017.

A abertura oficial do evento foi marcada pelo passeio de um trator pela pista central de julgamentos de animais, sem o tratorista, que desceu do veículo depois de acionar o piloto automático. O trator deu uma volta completa na pista, seguindo um trajeto preciso definido previamente e guiado pelo GPS. Foi a primeira apresentação de um veículo autônomo feita no Brasil, resultado de uma parceria entre a IBM e Agres.

A capacidade de dispensar o motorista em parte do trabalho é apenas uma das inovações tecnológicas aplicadas ao campo. A tecnologia embarcada nessas máquinas transformou cada uma delas numa fonte de informações vitais para o agronegócio. Por exemplo, a própria colheitadeira faz a leitura do quanto está sendo colhido em cada trecho da propriedade. Esses dados são transformados em um mapa detalhado e preciso da produtividade na área e permitem que sejam feitas as correções de solo apenas onde elas forem necessárias.

As informações são repassadas em tempo real. Lineu Filho

O diretor da Agres, Jorge Leal, explica que há diferença entre uma máquina que usa piloto automático e uma que seja autônoma. No primeiro caso, o operador precisa se manter no veículo. E, num trator autônomo, por exemplo, o operador pode descer do equipamento que ele continuará trabalhando sozinho. Em ambos os casos, as máquinas conseguem trabalhar com precisão de um centímetro.

Com o uso do piloto automático, o operador de uma colheitadeira, por exemplo, pode voltar sua atenção ao funcionamento de partes importantes da máquina, como a verificação da quantidade de resíduos que estão sendo colhidos junto com os grãos. Com o monitoramento contínuo, podem ser feitos os ajustes imediatamente, resultando em ganho de produtividade e qualidade.

Projeto

Desenvolvido com base em soluções de inteligência cognitiva da IBM, com serviços conhecidos como Watson IoT, o IsoFarm permite que todas as máquinas do ciclo da produção agrícola, do plantio à colheita, sejam acompanhadas em tempo real, permitindo o controle à distância de qualquer máquina conectada ao sistema.

Esta plataforma é capaz de processar grande volume de dados, gerar análises inteligentes e suportar tomadas de decisão dentro da fazenda. “Acredito que em um futuro próximo esta tecnologia possa dar suporte ao ser humano em tarefas cotidianas que exijam maior produtividade. O agronegócio certamente vai se beneficiar de inovações neste sentido, em sua constante busca para se produzir mais alimentos com menos recursos“ comenta Jorge Leal, presidente e fundador da Agres.

“A IBM está alinhada a empresas arrojadas e com DNA de pesquisa e inovação. A quantidade de dados de máquinas coletadas pelos sistemas desenvolvidos pela Agres é gigantesca, um território muito fértil para o Watson”, explica Ezequiel Kwasnicki, responsável técnico da IBM.

A Feira

Uma das principais feiras de agronegócios do País, a ExpoLondrina 2017 tem como tema “Agronegócio, Tecnologia e os Novos Horizontes”. Na edição deste ano, o pavilhão “Smart Agro” será totalmente voltado para a tecnologia e inovação.

Com dois mil metros quadrados, o espaço é dedicado ao fomento tecnológico voltado à produtividade, sustentabilidade, competitividade do agronegócio brasileiro com potencial de exportação. O local terá estandes de empresas ligadas a área da tecnologia e inovação apresentando produtos e serviços de interesse do setor agropecuário. A feira acontece até o dia 11 de abril no Parque Governador Ney Braga, à Avenida Tiradentes, 6275, Londrina, Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]