• Carregando...
Doença causada por fungo pode provocar quebra de um terço da colheita caso não seja controlada preventivamente. | Foto: Hugo Harada/gazeta Do Povo
Doença causada por fungo pode provocar quebra de um terço da colheita caso não seja controlada preventivamente.| Foto: Foto: Hugo Harada/gazeta Do Povo
Íntegra do alerta do Instituto Emater do Paraná.

A ferrugem asiática soma 37 casos no Paraná e faz do estado uma zona de risco elevado neste momento, aponta o Sistema de Alerta coordenado pela Embrapa Soja. O Instituto Emater, por sua vez, acaba de lançar alerta e aconselhar aplicação de fungicida no entorno de cinco municípios do centro-norte paranaense.

Três em cada quatro ocorrências registradas no Paraná são dos Campos Gerais ou do Norte Pioneiro, mas há casos também em Toledo (1) e Cascavel (2), no Oeste, conforme a Embrapa. Ponta Grossa (Campos Gerais) registrou ferrugem em oito lavouras comerciais.

O alerta para aplicação de fungicida vale para a região de Maringá, que tinha poucas ocorrências. Os técnicos informam ter encontrado "uredosporos viáves da doença nos equipamentos instalados nos municípios de Jussara, Paiçandú, Maringá, Sarandi e Marialva". As análises foram realizadas nesta quinta-feira, no laboratório de Floresta, próximo a Maringá.

Além do Paraná, a ferrugem já atingiu lavouras de Mato Grosso (25), Rio Grande do Sul (21), São Paulo (14), Goiás (8), Mato Grosso do Sul (7), Santa Catarina (5) e Minas Gerais (1).

Íntegra do alerta do Instituto Emater do Paraná.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]