• Carregando...

A estimativa de maio para a produção nacional de trigo em 2012 é de 5.075.845 de toneladas, um aumento de 6,0% em relação à previsão do mês de abril. Houve avanço de 2,7% na área plantada ou a ser plantada, e uma expectativa de acréscimo de 3,2% no rendimento médio, informou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta terça-feira (5) pelo IBGE.

No entanto, a produção nacional de trigo segue recuando em relação ao ano passado, com produtores desestimulados pela falta de competitividade do produto em relação ao proveniente da Argentina. A queda esperada na produção é de 10,9% em relação ao trigo colhido em 2011.

"O nosso trigo não é muito competitivo, então acaba entrando o da Argentina. A safra está pior do que a do ano passado, que já estava abaixo do nosso consumo aparente. Não conseguimos produzir o que consumimos. O nosso consumo aparente estimado pela Conab é de 10,4 milhões de toneladas", informou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

A expectativa é de expressiva redução na produção dos dois maiores produtores: Rio Grande do Sul, com queda de 14,5% ante 2011, e Paraná, com recuo de 6,1%.

"Nosso custo de produção é maior que o deles (argentinos). E ainda classificam o nosso trigo de baixa qualidade para panificação, então ele acaba saindo do consumo humano para ração animal, e acaba valendo menos", explicou Andreazzi. "Mas o trigo está sendo plantado agora. Então a gente pode ter novidade daqui para frente", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]