Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
História

Ícone da mecanização da agricultura mundial completa 100 anos

Primeiro trator produzido pela John Deere, Waterloo Boy comemora centenário nesta semana

Waterloo Boy foi primeiro modelo de trator lançado pela John Deere, em 2018 | Divulgação/John Deere
Waterloo Boy foi primeiro modelo de trator lançado pela John Deere, em 2018 (Foto: Divulgação/John Deere)

Líder de vendas de tratores do Brasil - apenas em 2017 foram 11 mil unidades -, a John Deere celebrou nesta semana (14/03) o centenário de seu primeiro trator. O Waterloo Boy (foto) inaugurou para a companhia a saga tecnológica de mecanizar as atividades da lavoura.

No dia 14 de março de 1918, a John Deere comprou a empresa Waterloo Gasoline Engine, nos Estados Unidos. Foi o primeiro trator do grupo, mas não exatamente o primeiro produto da empresa.

Histórico

Antes do lançamento, a empresa já existia há 70 anos, desde 1837. O primeiro produto saiu de Grand Detour (Illinois), onde o ferreiro que deu o nome à empresa, John Deere, projetou e vendeu dez arados para solos arenosos. Dez anos depois, ele já era dono de uma fábrica na região.

A evolução do grupo, contudo, aconteceria nas duas primeiras décadas do século 20. O terceiro presidente da companhia, William Butterworth, fez uma série de aquisições e passou a observar de perto uma tecnologia emergente: a dos tratores.

Desde então, esse equipamento foi evoluindo. John Deere e concorrentes fizeram dele um trabalho não apenas de agricultores e ferreiros, mas também de engenheiros, designers, agricultores e tantos outros participantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.