• Carregando...
O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, ao lado do presidente francês (à direita)  François Hollande | CP/JS//CHARLES PLATIAU
O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, ao lado do presidente francês (à direita) François Hollande| Foto: CP/JS//CHARLES PLATIAU

A falta de informações sobre o impacto na agricultura e meio ambiente pode travar a negociação do projeto de tratado de livre-comércio entre Estados Unidos e Europa (EUA-UE TTIP). Em um discurso pronunciado em uma conferência governamental sobre o meio ambiente nesta terça-feira (26), o primeiro-ministro francês Manuel Valls afirmou que a iniciativa “não poderá se concretizar” se não for garantida a manutenção do “nível de exigência” da França em matéria de saúde e de meio ambiente.

“Quero ser muito claro: não poderá ser concretizado se não houver garantias de que o nível de exigência que temos na França para a saúde e o meio ambiente de nós, cidadãos, será mantido”, disse Valls “Hoje estamos muito longe disso”, estimou.

Pouco antes, o secretário de Comércio Exterior Matthias Fekl, que participa das negociações pela França, afirmou que a possibilidade de assinar um acordo está mais longe distante. “Não há um frenesi francês nem europeu para assinar qualquer coisa a qualquer preço”, garantiu Fekl.

Negociações ocorrem desde 2013

Este grande acordo, que está sendo negociado desde 2013, tem o objetivo de suprimir tarifas e barreiras ao comércio entre Estados Unidos e UE, tem sido criticado pela sociedade civil, pela falta de transparência nas negociações e por um possível impacto na agricultura e no meio ambiente.

Em meados de abril o presidente francês François Hollande afirmou que a França “sempre pode dizer não”, caso essas condições não forem respeitadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]