• Carregando...
Neve cobriu de branco os campos de Guarapuava. Como maior parte da cevada estava em fase inicial de desenvolvimento, expectativa de alta produtividade se mantém | Larissa Wilk / Divulgaa§a£o
Neve cobriu de branco os campos de Guarapuava. Como maior parte da cevada estava em fase inicial de desenvolvimento, expectativa de alta produtividade se mantém| Foto: Larissa Wilk / Divulgaa§a£o

Diferente de diversas culturas, a cevada plantada no Parará passou praticamente ilesa pelas geadas generalizadas e pela neve, que atingiu a região de Guarapuava há duas semanas. De acordo com relatório de condições de lavouras divulgado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 84% da área do cereal seguem em bom desenvolvimento, enquanto 16% estão no índice médio. A cultura escapou da queda acentuada de temperaturas porque boa parte do terreno ocupado (94%) estava em fase inicial, de desenvolvimento vegetativo. Neste estágio, a semente ainda está debaixo da terra e as condições climáticas pouco interferem em seu desempenho. As chuvas de junho atrasaram o plantio do cereal neste inverno no Paraná.

“Tivemos dois dias de geadas forte na região, mas é normal ter geada nesta época do ano. Não comprometeu o potencial produtivo e hoje ainda temos a expectativa de atingir quatro mil quilos por hectare”, explica André Luiz Spitzner, gerente agrícola da cooperativa Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A cooperativa é responsável por 86% da produção estadual de cevada e mais da metade da colheita nacional, estimada em 287 mil toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A cooperativa registrou um aumento de 8% na área deste ano, saltando de 34,5 mil hectares para 37,5 mil hectares. Para abastecer sua indústria de malte, ainda conta com outros sete mil hectares que são plantados por cooperativas do Paraná e Santa Catarina. Das 150 mil toneladas que a Agrária pretende retirar do campo na temporada atual, 93% devem ser destinados à indústria cervejeira do estado. A colheita da safra estadual de cevada deve começar em setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]