• Carregando...

Com um parque de máquinas renovado e extensas áreas planas, Mato Grosso pisa no acelerador, ultrapassa o Paraná e toma a frente no plantio da safra de soja. O estado do Sul atingiu primeiro os 500 mil hectares (10% do que pretende plantar) mas o do Centro-Oeste teria alcançado essa marca no fim de semana e segue acelerado (para chegar a 8,8 milhões de hectares em dois meses). Os dois estados estão ampliando o cultivo (em 3% e 4%, respectivamente), dando sequência ao ciclo de expansão da oleaginosa, cultura em que são líderes de produção.

Com a chegada das chuvas, a área plantada em Mato Grosso dobrou na última semana, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Na comparação com o início de outubro de 2013, o plantio está adiantado em 3%, quadro semelhante ao registrado no Paraná.

Com terra úmida e previsão de sol nesta semana, os produtores paranaenses ampliam a vantagem sobre o plantio de 2013. O clima é favorável neste início de safra também em Mato Grosso. “As chuvas ainda estão irregulares [na metade sul do estado]. Mas isso é normal”, disse o diretor técnico do Imea, Nery Ribas.

Recuo

45% a 50% das cerca de 95 milhões de toneladas de soja que o Brasil espera colher em 2014/15 devem ser produzidas em Mato Grosso e no Paraná. Leia sobre o impacto da queda nas cotações na edição de amanhã do caderno Agronegócio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]