• Carregando...

Uma década e meia atrás, o Brasil praticamente não exportava milho. O mercado do cereal era regido pela produção e pelo consumo interno. Os embarques cresceram aos poucos e atingiram pico de 26,6 milhões de toneladas em 2013. O salto, que foi alimentado por uma das maiores secas da história nos Estados Unidos, foi considerado um ponto fora da curva por analistas. “Na época, o setor apostava que os embarques se estabilizariam em cerca de 20 milhões de toneladas”, lembra o técnico da Conab no Paraná Eugênio Stefanelo.

No entanto, os números de 2015 mostram que aquele não era um teto para o país. As exportações chegaram a 28,9 milhões de toneladas de janeiro a dezembro, aponta relatório da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O volume representa aumento de 40% sobre as 20,7 milhões de toneladas de 2014.

Numa época em que as cotações em dólar vão ao chão, o milho sustenta preços rentáveis no Brasil (R$ 26 por saca no Paraná, 25% acima do registrado um ano atrás), graças à demanda interna e justamente ao envio de um volume crescente ao exterior. Com o real desvalorizado, o cereal brasileiro torna-se mais atraente do que se podia prever.

Na avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) -- que trabalha com exportação de 28 milhões de toneladas em 2015/16 (fevereiro de 2015 a janeiro de 2016) --, os embarques recordes ajudam o país a enxugar parte dos estoques carregados da temporada anterior.

Segundo a estatal, as reservas nacionais do cereal, que um ano atrás somavam mais de 11 milhões de toneladas devem ser reduzidas a 7,6 milhões de toneladas neste ano. O técnicos consideram também a tendência de aumento no consumo interno, para produção de volume maior de carnes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]