• Carregando...
Cocamar importou sistema de armazenamento da América do Norte | Divulgação/Cocamar
Cocamar importou sistema de armazenamento da América do Norte| Foto: Divulgação/Cocamar

Com uma supersafra de grãos, o Paraná deve colher 18,5 milhões toneladas de milho neste ano, o que está levando produtores e cooperativas a estocarem milho a céu a aberto. A primeira safra rendeu 4,9 milhões de toneladas - 47% que o mesmo período no ano passado. A segunda safra, com colheita em curso, deve atingir 13,7 milhões de toneladas - aumento de 35%.

Para dar conta de tanto milho, a cooperativa Cocamar implantou nesta safra um sistema de armazenagem temporária, que já está sendo utilizado em Primeiro de Maio, região de Londrina (PR). É uma estrutura pré-montada e modular, com sistema de ventilação em ambiente fechado que varia conforme a necessidade do produto. Ela é protegida por uma cobertura exclusiva de polietileno reforçado para trazer mais segurança na armazenagem.

Com capacidade estática de armazenagem de 1,2 milhão de toneladas de grãos, a Cocamar enxergou na nova solução uma alternativa aos grandes volumes do cereal e também devido à supersafra de soja no Paraná, que está estocada em boa parte da estrutura de armazenamento da cooperativa.

Sistema de armazenamento temporário utilizado nos Estados Unidos, em 2016Giovani Ferreira/Gazeta do Povo

Armazenamento temporário de grãos

A Cocamar chegou a locar armazéns em diversas regiões, incluindo do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), até adquirir a novidade, que está sendo empregada pela primeira vez no Paraná.

Segundo Márcio Kloster, gerente de operações da Cocamar, a tecnologia é importada do Canadá, mais precisamente da companhia Ag Growth International - AGI. Ele explica que o sistema permite armazenamento temporário por seis meses.

“Tão logo termine a remoção da soja dos armazéns tradicionais para o novo modelo, as quantidades serão cobertas e ficarão protegidas da ação do tempo”, detalha Kloster.

Segundo a cooperativa, o sistema está tendo acompanhamento diário para monitorar a ventilação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]