• Carregando...
 | JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOT/JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOT
| Foto: JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOT/JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOT

O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira (20) às 19h34 e os paranaenses podem se preparar para uma estação com temperaturas muito baixas. Além do frio, esse início de inverno também será marcado por chuvas acima da média em junho e julho.

De acordo com o meteorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, as chuvas que atingiram boa parte do estado nos últimos dias agravam a condição das lavouras de milho safrinha e dificultam a colheita do cereal. “A chuva é preocupante uma vez que o milho já se encontra em condições ruins por causa das geadas de uma semana atrás. Além de manter os trabalhos de colheita paralisados”, explica. Até semana passada, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), de uma área total de 2,206 milhões de hectares, apenas 5% havia sido colhido.

Em Cascavel, a qualidade do milho safrinha pode ser ainda mais prejudicada em decorrência das chuvas que atingem a região desde sábado. “Levantamentos sinalizam para uma produtividade média final de aproximadamente 96,7 sacas por hectare, bem abaixo da estimativa inicial de 108,3 sacas”, explica a técnica do Deral, Jovir Vicentini Esser.

Segundo o meteorologista, a tendência é que as chuvas persistam ao longo de toda a semana. “O trigo também está sendo afetado por esse excesso de dias chuvosos, situação que aumenta os focos de doenças”. A umidade excessiva também passa a preocupar os produtores de trigo por causa do aumento nos custo de produção em função dos tratos culturais.

Para agosto e setembro, apesar das temperaturas ainda muito baixas, com previsão de geadas mais frequentes, especialmente entre as regiões central e sul do estado, o volume de chuvas deve diminuir em todo o Paraná.

A produção atual está estimada em 12,1 milhões de toneladas, contra uma expectativa inicial de 12,9 milhões de toneladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]