• Carregando...
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,se pronunciou  sobre os resultados do PIB através de  sua conta no Twitter | IVONALDO ALEXANDRE
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,se pronunciou sobre os resultados do PIB através de sua conta no Twitter| Foto: IVONALDO ALEXANDRE

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (1º) em rede social que a alta do PIB entre julho e setembro, de 0,1%, “pode parecer” baixa, mas que é forte sem a agricultura, que caiu por razões típicas do período.

A alta de 0,1% veio abaixo da esperada pelo mercado, que apostava em um crescimento de 0,3%.

“O crescimento do PIB entre julho e setembro, de 0,1% contra o trimestre anterior, pode parecer baixo, mas é forte se analisado por setores. Sem a agricultura, que caiu por razões sazonais, o crescimento foi de 1,1%”, declarou o ministro em rede social.

Ele destacou que a produção industrial avançou 0,8% no terceiro trimestre, com destaque para a indústria de transformação, que cresceu 1,4% no período.

“O avanço acumulado no ano até setembro é de 0,6%, número que já supera a previsão inicial dos economistas para 2017. Isto mostra que o Brasil segue uma trajetória de crescimento”, escreveu.

Ele destacou ainda que o investimento teve crescimento de 1,6% no terceiro trimestre. “Foi o primeiro resultado positivo após 15 trimestres seguidos de queda. O avanço mostra otimismo em relação ao futuro”.

No primeiro trimestre, a economia brasileira interrompeu a sequência de oito quedas e cresceu 1,3% do PIB, favorecida pela forte safra agrícola.

O principal fator para o resultado positivo no primeiro trimestre foi o desempenho do setor agropecuário, que cresceu 13,4% no período, embalado por safras recordes de grãos.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, também comentou o desempenho do PIB em rede social.

De acordo com ele, se o ritmo atual de expansão da economia for mantido, o PIB subirá 1% em 2017 –a estimativa oficial de crescimento hoje é de 0,5%, e o Banco Central projeta alta de 0,7%.

“Dados do terceiro trimestre mostram que a recuperação da economia está consolidada com o crescimento do consumo das famílias (+4,8%) e do investimento (+6,7%)”, disse Oliveira. “Pela primeira vez após quatro anos, os dois principais componentes da demanda, consumo das famílias e investimento, registram crescimento positivo no mesmo trimestre”.

Ele destacou que a indústria de transformação, as exportações e o comércio tiveram o terceiro trimestre consecutivo de crescimento. “Isso significa uma expansão gradual e continuada desses setores”.

Oliveira disse ainda que o PIB só não foi melhor pelo crescimento das importações. “O que não deixa de ser boa notícia, pois confirma que a economia doméstica está mais aquecida e é mais um sinal de retomada”.

O ministro do Planejamento ainda lembrou a necessidade de reformas. “A trajetória positiva do PIB para os próximos trimestres mostra a necessidade de aprovação das reformas, principalmente a da Previdência, para tornar o crescimento sustentável.”

Candidato

Meirelles, apontado como candidato a presidente nas eleições de 2018, vem sofisticando sua comunicação nas redes sociais, com a publicação de vídeos de seus compromissos e fotos com frases sobre a economia.

Nesta sexta, publicou um gráfico com a comparação do desempenho do PIB entre o terceiro trimestre deste ano e os mesmos períodos de 2015 e 2016, quando a economia caiu 1,6% e 0,8%, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]