• Carregando...
Embora o trator  conceito autônomo tenha sido desenvolvido sem cabine, as colheitadeiras e outros  equipamentos podem funcionar na mesma tecnologia | Case IH/Divulgação
Embora o trator conceito autônomo tenha sido desenvolvido sem cabine, as colheitadeiras e outros equipamentos podem funcionar na mesma tecnologia| Foto: Case IH/Divulgação

Já pensou em plantar ou colher uma fazenda inteira, mas com um trator sem motorista, controlado de qualquer lugar pelo computador ou tablet? Esse sonho futurístico agora está muito mais perto de se tornar realidade! É o que promete o Grupo CNH Industrial ao apresentar para o mundo a tecnologia do seu primeiro trator autônomo conceitual.

O produto inédito foi apresentado ao público pela primeira vez na terça-feira (30), durante a edição 2016 da Farm Progress Show, uma das maiores feiras agrícolas dos Estados Unidos. Foram exibidos dois modelos distintos de tratores, um que inclui um conceito completamente sem cabine do Magnum, da Case IH, e um trator conceito baseado no modelo T8, da New Holland, que mantem sua cabine para fornecer flexibilidade operacional. “É uma tendência mundial que mostra que tecnologias como essa podem existir. É um caminho sem volta”, afirma o diretor de marketing para a América Latina da Case IH, Christian Gonzales.

Em nota, o presidente mundial da Case IH, Andreas Klauser, afirma que é um grande desafio para os produtores rurais encontrar mão de obra qualificada durante a temporada de safra. “Enquanto hoje oferecemos piloto automático e telemetria em nossos equipamentos, para o gerenciamento remoto de máquinas e funcionários, esse conceito de trator autônomo oferecerá aos produtores ainda mais eficiência operacional para tarefas como preparo de solo, plantio, pulverização e colheita”, explica Klauser.

Trator Magnum em demonstração em uma fazenda dos EUACase Ih/Divulgação

O conceito do trator autônomo foi desenvolvido para uma interface completamente interativa e permite o monitoramento remoto das operações que são programas previamente. O sistema a bordo leva em consideração, de maneira automática, as larguras dos complementos e estabelece o percurso mais eficiente dependendo do terreno, obstáculos e máquinas em uso no mesmo campo. “O operador pode supervisionar e ajustar os caminhos e parâmetros remotamente pelo computador ou tablete”, ressalta Gonzales.

Segurança

Por meio do uso de radar e câmeras de vídeo a bordo, o veículo pode perceber obstáculos parados ou mesmo em movimento e parar sozinho até que o operador, notificado por alertas sonoros e visuais, direcione um novo percurso. Além disso, o trator também para imediatamente se o sinal do GPS ou algum dado de posição for perdido. As tarefas da máquina também podem ser modificadas em tempo real pela interface remota ou mesmo através de avisos meteorológicos automáticos.

Outro aspecto interessante é que a tecnologia utiliza dados meteorológicos e de satélite, em tempo real, para definir a maneira ideal de entradas da colheita, assim como aplicação de defensivos agrícolas.

Ainda sem previsão de venda comercial, o objetivo da empresa é validar a tecnologia junto aos produtores e entender as reais necessidades de cada um por produtos autônomos. “Queremos ver as necessidades do mercado e fazer os ajustes necessários”, afirma o diretor de marketing.

O trator conceito foi testado em uma lavoura da região sudeste dos EUA no início do verão norte-americano.

*A jornalista viajou a convite da empresa New Holland.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]