• Carregando...

Após quatro etapas, o Rally Ceagro/Expedição Safra finalmente chega à região Nordeste, a mais nova e competitiva fronteira agrícola do Brasil. Os estados do Piauí e do Maranhão fazem parte do chamado MaToPiBa, região encravada no Cerrado brasileiro composta também pelos estados do Piauí e Bahia, que vive um boom no cultivo de grãos e cresce bem acima da média nacional. A quinta e última etapa do ciclo 2011/12 será realizada nos dias 16 e 17/03 nos municípios de Bom Jesus (PI) e Balsas (MA), respectivamente. Na sexta-feira, o evento começa às 6h em Bom Jesus. Os participantes irão se deslocar em comboio até fazendas da região para assistir a minipalestras técnicas que serão realizadas durante todo o dia em plantações de soja e milho.

No sábado, a programação continua em Balsas (MA) com café da manhã e, em seguida, uma palestra sobre o tema "Sustentabilidade no Agronegócio". Na sequência, o comboio pega a estrada novamente para mais uma rodada de apresentações de profissionais do setor.

São esperados mais de 150 participantes, entre produtores rurais, técnicos agrícolas, representantes de cooperativas e jornalistas, que terão a oportunidade de conhecer in loco as novidades que estão sendo desenvolvidas na agricultura da região.

O CEO da Ceagro, Paulo Fachin, e o gerente de Agronegócios da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, participarão do dia de campo. "Nosso objetivo com esse formato de evento é orientar e auxiliar o produtor na tomada de decisão, falar de tendências e propiciar o contato com as novas tecnologias de cultivo", afirma Ferreira.

Fronteira AgrícolaDe acordo com levantamento realizado pela Expedição Safra durante o plantio, a região do MaToPiBa está cultivando 3,83 milhões de hectares, entre soja e milho, na safra verão 2011/12. A constante abertura de áreas e o investimento em novas tecnologias fez com que o crescimento do plantio na região superasse a média nacional.

Nos quatro estados, a ampliação da área de milho ficou em torno de 17%, alcançando uma área de 1,34 milhões de hectares. Já a área de soja aumentou, em média, 9%, somando 2,5 milhões de hectares. Crescimento surpreendente, a considerar que a expansão média nacional foi de 8,5% para soja e de cerca de 3% no milho.

MaranhãoUm exemplo de expansão na região é a própria Ceagro. Somente em 2011, a empresa plantou 5,5 mil hectares a mais do que no ciclo anterior, num total de 47,4 mil hectares em cinco estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Goiás e Mato Grosso. O município de Balsas (MA) foi um dos que receberam maior incremento.

O estado colheu safra recorde no último ciclo de verão. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) foram 1,571 milhões de toneladas da oleaginosa, aumento de 18,83% em comparação a safra passada.

PiauíApesar das dificuldades por conta da falta de infraestrutura, no Piauí o crescimento da produção de grãos também se dá a passos largos. O estado é o terceiro maior produtor de grãos do Centro-Norte brasileiro, atrás apenas da Bahia e do Maranhão. Neste ciclo, a produção de soja deve alcançar os 2,7 milhões de toneladas, 14% a mais do que no anterior. A área de cultivo aumenta na mesma proporção. O produtor Cezar Marafon, de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do estado, por exemplo, expandiu sua área de cultivo de grãos de 200 hectares para 1,2 mil hectares entre os anos 1999 e 2011. Na mesma região, o Condomínio Boa Esperança, cultiva quase já explora 10 mil hectares e tem outros 1,2 mil para abrir.

SERVIÇO:DATA: 16/03/2012HORÁRIO: 06 HorasLOCAL: Ceagro Bom Jesus ENDEREÇO: Rodovia BR - 135, s/n, Km 02, São Pedro/ BOM JESUS - PI

Ceagro Losgrobo – A Ceagro grupo Losgrobo é uma empresa que produz e comercializa produtos e serviços para o agronegócio. O Rally Ceagro, em seu 7º ano, está no Centro-Oeste e Centro-Norte do país. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de conhecer de perto a realidade local e discutir as potencialidades dessas regiões. O Rally é um projeto que tem como foco apresentar soluções para a cadeia produtiva através do contato direto entre técnicos e fornecedores da Ceagro com os produtores rurais. Em locais pré-determinados, o Rally acompanha o desempenho da lavoura, apresenta novas variedades e novas tecnologias de cultivo.

Expedição Safra – Desenvolvida há seis anos pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPcom), consiste em um levantamento-técnico jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina), América do Norte (Estados Unidos) e Ásia (China). A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira. Para fazer projeção e balanço da safra, a Expedição discute as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]