i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Notícias

Notas: Dez fatos movimentam o agronegócio na próxima semana

  • PorDa Redação
  • 07/07/2015 07:19

Confira as principais notícias do dia e alguns dos eventos que vão movimentar o agronegócio nesta semana na lista preparada pelo portal AgroGP:

Nova bateria de relatórios mexe com mercado de grãosO mercado atualiza os fundamentos do mercado de grãos com base em dois relatórios públicos que serão anunciados nesta semana. Na quinta-feira (9), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga o décimo levantamento da safra 2014/15 de grãos. Na última estimativa a entidade projetou uma safra recorde de 204,5 milhões de toneladas de grãos, com reajuste para cima nos números de milho safrinha e corte nas previsões para o trigo e o feijão. No dia seguinte (10), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) disponibiliza novo relatório mensal de oferta e demanda de grãos. Em junho o órgão elevou as projeções para a safra global de soja e milho.

Queda na demanda por fertilizantes pode gerar alta nos preçosA redução na compra de fertilizantes nos cinco primeiros meses do ano pode gerar uma concentração elevada nos portos brasileiros no segundo semestre e, consequentemente, eventuais atrasos na entrega do produto para o plantio da safra de verão. De acordo com Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), os produtores adquiriram 9,1 milhões de toneladas entre janeiro a maio de 2015, quantidade 11,9% menos em relação ao mesmo período do ano passado. No caso das importações, esse recuo no período foi de 21,1%, para 7 milhões de toneladas. Principal porta de entrada do fertilizante no Brasil, o Porto de Paranaguá recebeu 3,62 toneladas nos primeiros cinco meses, pouco menos que as 3,8 de t. no mesmo período de 2014. Além do risco na demora na entrega nos próximos meses, o preço também deve oscilar, para cima. As compras futuras devem sofrer reflexos da concentração das entregas em período mais pró¬ximo à semeadura dos grãos, principalmente a soja, de um dólar forte e do lançamento do Plano Safra, que deve dar dinâmica ao mercado.

Cooperativismo é tema da terceira revistado Núcleo de AgronegócioO cooperativismo é tema da terceira edição da revista especial produzida pelo Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo este ano. Da chegada dos primeiros colonos ao Brasil, no início do século passado, que deram origem às primeiras empresas no setor, até o momento atual, que inclui o plano de dobrar o faturamento de R$ 50 bilhões (2014), as 68 páginas da publicação trazem uma série de temas ligados às cooperativas. O material ainda inclui um catálogo de produtos e serviços oferecidos pelas 223 cooperativas que integram a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). A revista será encartada no jornal Gazeta do Povo na próxima terça-feira (14) e também poderá ser lida, na íntegra, no site www.agrogp.com.br.

Mapa expõe dados sigilosos de defensivos químicosUma falha conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura (Mapa) expôs na Internet a composição química de 11 defensivos que estão protegidos por sigilo industrial. Nove empresas foram afetadas pelo vazamento, que ocorreu dentro do banco de dados do Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit). As informações estavam sob posse da Anvisa e correspondem aos produtos: Mythos (Bayer), RoundupTransorb (Monsanto), Juwel e Cantus (Basf), Actara 750 SG e Priori (Syngenta), Altacor (Du Pont), SumistarWG (Sumitomo), Methomyl (UPL), Sanson 40 SC (Isk Biosciences) e Partner Processo (Sipcam Nichino).O governo federal pode ser responsabilizado judicialmente pela medida. O Mapa abriu sindicância interna para investigar o caso

Abertura do mercado norte-americano motiva ParanáA confirmação de que os Estados Unidos vão comprar carne bovina in natura do Brasil pode impulsionaras vendas do mercado paranaense. A avaliação é do técnico de bovinocultura do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Fábio Mezzadri. “O gado do Paraná tem boa qualidade, com bons cruzamentos e vem investindo em sanidade, o que pode lhe garantir espaço nos Estados Unidos”, aponta. A notícia vem em meio ao cenário de retração nos embarques, que caíram 39% entre janeiro e maio, para 6,5 mil toneladas. A previsão é de que nesse ano o estado repita o volume de vendas do ano passado, que totalizou 29,3 mil toneladas negociadas

Contêineres geram oportunidades para as ferroviasAs companhias ferroviárias do país estão passando as margens da crise econômica, principalmente pelo crescimento da demanda por cargas transportadas por contêineres. De janeiro a maio deste ano, seis das oito principais ferrovias que fazem esse tipo de serviço registraram aumentos entre 8,9% e 154% em relação a igual período de 2014, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A lista de produtos transportados nas “caixas” de aço é longa como grãos, principalmente milho e soja, açúcar, celulose, produtos refrigerados como frango e suíno até itens industrializados. A chama conteinerização tem agilizado o embarque nos portos brasileiros.

Conab realiza leilão “humanitário” de arrozNa próxima sexta-feira (10), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza um leilão de troca de mercadoria para aquisição de cerca de 1 mil toneladas de arroz beneficiado, destinado à população da Faixa de Gaza, na Palestina. A operação faz parte da participação do governo brasileiro na ajuda humanitária internacional. Este é o quinto leilão deste modelo realizado pela Conab este ano. Pelo mecanismo, a estatal oferece arroz em casca a granel e, em troca, recebe o produto já beneficiado, embalado e com a documentação pronta para exportação. O prazo máximo para entrega da mercadoria é dia 15 de agosto, no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Gestão de agronegócio é tema de curso em CuritibaO núcleo de especializações do Centro Europeu está ampliando sua grade com o curso Gestão do Agronegócio, marcado para ocorrer entre os dias 20 e 22 de agosto. Com carga horária de 24 horas/aula, o objetivo é apresentar modernas ferramentas de gestão voltadas para o planejamento, organização e direção do setor e incentivar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e inovadoras que facilitem a tomada de decisões. O programa é dividido em cinco módulos com temas como logística, marketing, custos e oportunidades, entre outros. De acordo com a organização, o curso é voltado para profissionais já atuantes na cadeia do agronegócio e para prestadores de serviços para este setor. Mais informações em informações: (41) 3324­5557 ou ejoseli@especializacoesce.com.br

ExpoRondon embala Oeste do ParanáO município de Marechal Cândido Rondon (Oeste do PR), comemora 55 anos com nova Expo Rondon, de 23 a 26 de julho. A programação inclui a 36ª Expomar, a 29ª Expopecuária, a 36ª Festa Nacional do Boi no Rolete, Festival das Orquídeas, Casa Cultural, shows com bandas de expressão nacional, rodeio, desfile alegórico e culto ecumênico. O evento promete ambiente propício para diversão e negócios. A expectativa é de que mais de 100mil pessoas passempela feira ao longo dos 4 dias. Mais informações: www.exporondonmcr.com.br

Passo Fundo vira capital do trigo durante três diasDurante três dias, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, será a capital nacional do trigo por sediar dois eventos de pesquisa sobre a cultura. Hoje, dia 7, acontece o 10.° Seminário Técnico de Trigo e nos dias 8 e 9 de julho a 9ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. Discussões sobre o crescimento e desenvolvimento dos sistemas de produção de trigo e triticale estão pautadas. A programação inclui palestras doenças, sistema de monitoramento e melhoria genética. A expectativa é reunir cerca de 300 participantes. Mais informações: www.reuniaodetrigo2015.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.