• Carregando...

A abertura simbólica da colheita no Centro-Norte do Brasil, que ocorre hoje, no Piauí, expõe o potencial da mais nova e também uma das últimas fronteiras agrícolas do país. Maranhão, Tocantins, Piauí e Oeste da Bahia, região que ficou conhecida como Matopiba – sigla que reúne as iniciais de cada estado –, somam juntos 3,5 milhões de hectares de soja e milho, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) da safra 2008/09. A área é menor do que a cultivada apenas com soja no Paraná, que no ciclo atual fica perto de 4 milhões de hectares.

O interesse pela região, no entanto, é pautado não pela extensão explorada atualmente, mas pelas projeções de incorporação de novas áreas à produção agrícola. Números da Expedição Safra da RPC, que no ano passado mapeou a região com um grupo de técnicos e jornalistas, revelam que em até 10 anos o mapa agrícola do Matopiba pode saltar para dez milhões de hectares. A depender de uma série de variáveis, como infraestrutura, clima, mercado e preço, soja e milho (as duas culturas respondem por 80% da produção brasileira de grãos) podem ganhar 6,5 milhões de hectares na região.

A largada da colheita será no Distrito de Nova Santa Rosa, município de Uruçuí, a 600 quilômetros da capital piauense, Teresina, com a participação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Nessa localidade vivem 120 famílias, migrantes principalmente do Rio Grande do Sul e do Paraná. A intenção dos produtores é destacar ao ministro o que eles chamam de diferencial logístico da fronteira Matopiba, devido à proximidade do porto e do centro de consumo que cresce nos estados do Nordeste.

Karl Eduard Milla, produtor na região da cooperativa Agrária, no Paraná, e no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, explica que a vantagem logística em relação ao Centro-Oeste, por exemplo, é meramente pelas distâncias. "Estamos mais próximos dos canais de exportação e consumo, mas a infraestrutura de escoamento, como estradas e ferrovias, ainda é muito precária e precisa ser melhorada para tornar, de fato, o agronegócio mais competitivo nessa nova fronteira."

Na parte de cima do mapa brasileiro, o agronegócio revela um ciclo diferente da produção de grãos no país. Enquanto no Sul a colheita da safra de verão está na fase final, no Centro-Norte ela está apenas no começo, no caso do Piauí. Quanto mais para cima, explica Robson Mafioletti, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), a safra termina ainda mais tarde, entre maio e junho, como na região de Chapadinha, no Maranhão, próxima a São Luiz.

As informações e projeções de área no Matopiba foram organizadas e levantadas com apoio da equipe técnica da Expedição Safra, que conta com a participação de analistas da Ocepar, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep).

Serviço:

A programação da abertura simbólica da colheita será desenvolvida a partir das 10 horas. A comitiva do ministro Reinhold Stephanes, com o governador do Piauí, Wellington Dias, chega ao Distrito de Nova Santa Rosa próximo das 12 horas. A organização do evento é da Associação de Produtores Serra Branca, com apoio da equipe da Expedição Safra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]