• Carregando...
 | Josue Teixeira/Gazeta do Povo
| Foto: Josue Teixeira/Gazeta do Povo

Uma nova massa de ar polar avança pelo Paraná e vai provocar geadas generalizadas e ainda mais intensas em todas as regiões neste fim de semana. A geada mais intensa é esperada na madrugada de domingo (12). No entanto, no sábado (11), algumas cidades já vão registrar o fenômeno com intensidade moderada.

Nesta sexta-feira (9), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) emitiu um alerta de geada para os produtores de café da região Norte. No comunicado, o Iapar recomenda atenção redobrada dos cafeeiros. “As temperaturas vão despencar no domingo e podem chegar a 2 ºC em Londrina. A massa de ar mais intensa vai provocar geadas fortes na região”, afirma a meteorologista do Iapar, Angela Beatriz Costa.

Veja como fica a previsão do tempo para a sua cidade

A meteorologista recomenda que os produtores enterrem as mudas plantadas há menos de seis meses. Segundo ela, os viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecidos, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. “Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada assim que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco de geada”, explica Angela Beatriz Costa.

Plantas com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação é amontoar terra no tronco até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Temperaturas despencam e favorecem formação de geadas em todo o estadoReprodução

De acordo com o economista do Departamento de Economia Rural (Deral), Marcelo Garrido Moreira, dos 47,3 mil hectares semeados no Paraná, 32 mil se concentram na região do Norte Pioneiro, com destaque para os núcleos de Jacarezinho e Cornélio Procópio, onde as temperaturas estão mais amenas. “Nossa preocupação, no entanto, são com as áreas localizadas na região de Ivaiporã, Londrina e Apucarana, que respondem por cerca de 23% da área plantada”, explica Moreira.

Segundo o meteorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, a geada pode atingir, inclusive, as áreas de café do Sul de Minas Gerais e da Mogiana Paulista, além de algumas áreas de cana em São Paulo. “Essa nova massa de ar polar vai ganhar força no final de semana e o frio será extremo. Mas não será uma geada como as registras em 1994 e 2000, quando as áreas foram destruídas. O fenômeno do fim de semana deve causar danos mínimos . Até mesmo para o milho safrinha as perdas deverão ser mínimas, já que a grande maioria das lavouras já se encontram em fase bastante adiantada de maturação”.

O frio mais intenso será registrado até segunda-feira (13), quando as temperaturas começam a subir um pouco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]