• Carregando...

O Corredor de Exportação de grãos do Porto de Paranaguá tem o desafio de ampliar o embarque de milho nos próximos meses, com o avanço da colheita de inverno, antes do fim do escoamento da soja do último verão. O assunto é tema das discussões abertas no evento que encerra a Expedição Safra Gazeta do Povo 2012/13 e lança a edição 2012/14, no auditório da administração do porto, na manhã desta sexta-feira (28/06).

Os carregamentos de soja tiveram seu pico nas últimas semanas, mas seguem elevados, num ano em que a exportação começou mais tarde que  o previsto. De uma forma geral, os embarques estão 10% acima dos registrados em 2012, apesar da incidência maior de chuva.

Porém, não será necessário esperar o fim dos embarques da soja para atender a demanda para exportação de milho, disse o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino. Em entrevista publicada ao vivo pelo site www.agrogp.com.br, ele afirmou que o porto tem condições de conciliar melhor o embarque das duas commodities. No início do ano, os elevados embarques de milho adiaram o escoamento da soja.

O evento da Expedição Safra reúne cerca de 50 lideranças do agronegócio no Porto de Paranaguá. O grupo vai conhecer o plano do governo para ampliação dos embarques de grãos e fará um tour pelo porto.

A necessidade de ampliação dos embarques deve-se a um incremento de 20 milhões de toneladas na produção nacional de grãos e seria necessária mesmo que o país contasse com infraestrutura suficiente, disse o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira,  jornalista e especialista em agronegócio. "Há dez anos praticamente não exportávamos milho", frisou. "Ocupamos espaço no mercado internacional após a quebra nos Estados Unidos [2012/13]".

A expectativa é que a expansão da produção force uma evolução na infraestrutura logística. “O Brasil é o país dos empurrões, dos apagões”, disse o empresário Paulo Fachin, CEO da Ceagro, empresa de origem brasileira conectada ao continente asiático. Em sua avaliação, a abertura de debate torna-se importante para a solução dos problemas do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]