• Carregando...
O Porto de Paranaguá também é um dos que apresentaram maior avanço em todo o País em relação aos graneis sólidos | PEDRO SERAPIO/PEDRO SERAPIO
O Porto de Paranaguá também é um dos que apresentaram maior avanço em todo o País em relação aos graneis sólidos| Foto: PEDRO SERAPIO/PEDRO SERAPIO

De acordo com a Secretaria de Portos da Presidência da República, a movimentação do Porto de Paranaguá (exportações e importações) cresceu 16,2% no primeiro quadrimestre de 2016, enquanto a movimentação portuária brasileira cresceu 2,4% no período. Um volume cinco vezes maior do que a média nacional.

Entre os principais portos do Brasil, aqueles com mais de 5 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a abril deste ano, Paranaguá foi o que teve o maior salto em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro quadrimestre de 2015, o porto paranaense movimentou 12,47 milhões de toneladas e neste ano já foram 14,49 milhões. O Porto de Santos teve crescimento de 7,4% na sua movimentação e o Porto de Rio Grande teve alta de 9,35%. Os dados estão no portal Web Portos, do Governo Federal.

O Porto de Paranaguá também é um dos que apresentaram maior avanço em todo o País em relação aos graneis sólidos, que representam mais da metade da movimentação de cargas do Brasil. De janeiro a março, Paranaguá embarcou 8,58 milhões de toneladas e apresentou crescimento de 38% nas exportações de granéis sólidos, volume três vezes superior a média nacional de 11,4%.

“Os produtores agrícolas aproveitaram o câmbio para negociar grãos com o mercado externo no começo do ano. No entanto, o crescimento de Paranaguá é muito superior ao apresentado pelos demais portos brasileiros, o que mostra que nos preparamos e recuperamos a confiança do campo com agilidade e eficiência”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]