• Carregando...

O final de semana deve ser de chuvas no Sul do Brasil. A previsão é que as precipitações fiquem entre 15 milímetros e alcancem até 70 milímetros no acumulado dos próximos quatro dias, conforme a Somar. O clima deve atrapalhar os trabalhos de colheita das regiões que tradicionalmente retiram os grãos do campo mais tarde, como é o caso do Rio Grande do Sul. Mas, ao mesmo tempo, deve beneficiar as lavouras paranaenses. A umidade favorece o desenvolvimento da safrinha de milho, que segue em boas condições no estado até o momento. Mais de 1% da área está em fase de maturação.

As temperaturas mínimas devem ficar ente 12°C e 15°C em maior parte do Paraná, Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul até a próxima segunda-feira (21). Não há, portanto, perigo de geada. Em maio, contudo, os prognósticos climáticos indicam forte queda nos termômetros em boa parte das regiões produtoras de milho no Paraná. “Como ainda estamos com clima neutro, as massas de ar frio devem ser intensas e antecipadas. Há possibilidade de gear no final de maio e começo de junho, no Oeste e Centro-Sul do Paraná, exceto no Norte”, alerta Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet.

Safrinha plantada

1,9 milhão de hectares é o tamanho do terreno ocupado pelo milho safrinha no Paraná este ano, 11% inferior ao cultivo do ano passado. Com previsão de aumento na produtividade, colheita estadual deve beirar 10 milhões de toneladas (-2%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]