• Carregando...
O IBGE, no último levantamento da safra, estimou que o Brasil vai produzir uma safra de 233,1 milhões de toneladas de grãos. | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
O IBGE, no último levantamento da safra, estimou que o Brasil vai produzir uma safra de 233,1 milhões de toneladas de grãos.| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga na próxima quinta-feira (8), em Maringá, Noroeste do Paraná, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Esta será a primeira vez que o balanço será conhecido a partir de uma cidade paranaense.

Historicamente, desde 1972, segundo a assessoria de imprensa do IBGE, os números eram sempre divulgados no Rio de Janeiro, onde fica a sede principal do instituto. Porém, do último ano para cá, o levantamento tem sido feito em diferentes cidades do Brasil.

O estudo divulga mensalmente uma estimativa do tamanho da safra de todos os itens agropecuários produzidos no Brasil. Na última atualização em maio, por exemplo, o instituto previu que o país terá uma safra de 233,1 milhões de toneladas de grãos – 26,2% a mais do que em 2016.

Para o IBGE, segundo os cálculos do mês passado, o Brasil fechará o ano com uma safra de 112,8 milhões de toneladas de soja (17,5% a mais do que no ano anterior). Já o milho deve alcançar a marca de 30,2 milhões de toneladas na primeira safra (24,1% de crescimento em relação a 2016) e de 60,9 milhões de toneladas na segunda safra (60,9% a mais do que no ano anterior).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]