• Carregando...
Trator movido a biometano foi lançando durante a 39ª Expointer. | Marcos Nagelstein/Divulgação
Trator movido a biometano foi lançando durante a 39ª Expointer.| Foto: Marcos Nagelstein/Divulgação

Em um futuro não muito distante, um trator e uma bomba de abastecimento a diesel deverão ser praticamente estranhos um ao outro. Pelo menos é o que promete uma nova máquina que desembarcou no país pela primeira vez e vai começar a ser testada em lavouras do Oeste do Paraná nos próximos dias. O trator movido a biometano foi trazido ao campo brasileiro pela multinacional New Holland e lançado ontem em Esteio, no Rio Grande do Sul, na 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer. A expectativa é de que o veículo esteja no mercado em até cinco anos.

“Nossa meta é ajudar o agricultor a produzir mais com menos”, afirmou o vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessando Maritano. Ele explicou que a máquina não traz mudanças operacionais ao condutor. “Queremos tornar a propriedade rural mais sustentável e autossuficiente. Tudo o que for produzido será reutilizado. Estamos comprometidos em desenvolver um mercado de energia renovável no Brasil”, completou Carlos d’Arce, diretor de marketing da empresa na América Latina.

80%

Esta é a redução na emissão de gases poluentes que o trator movido a biogás promete atingir. A empresa estima ainda que os gastos na hora de abastecer sejam 40% mais baixos do que com as máquinas que utilizam combustíveis convencionais.

O trator ainda está em fase de testes na Europa e no Brasil, com cinco protótipos. A máquina é impulsionada com o resultado da geração de gás a partir da biomassa (restos de cultura) e de dejetos de animais. A empresa diz que com o uso do biocombustível o veículo reduz em até 80% as emissões de gases poluentes e em 40% o gasto com combustível, comparado a um trator convencional

Testes no Paraná

Durante a Expointer 2016, a New Holland assinou um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para fazer testes com o trator em propriedades do Oeste do Paraná, nas quais a empresa já tem biodigestores instalados e em funcionamento. “Estamos em uma das regiões que mais produz suínos e aves. Precisamos aproveitar os dejetos dessas propriedades que são jogados fora e poluem o meio ambiente”, explica o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

De acordo com o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Herlon Goelzer de Almeida, o trator a biometano vai melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro. “Com a produção de biogás, o produtor terá capacidade de se tornar mais independente, tornando-se autossuficiente e barateando seu custo produtivo”, afirma.

*A jornalista viajou a convite da empresa New Holland.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]