• Carregando...

A produção de café beneficiado no Brasil em 2010 atinge 47,2 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com a terceira estimativa da Conab. O volume representa aumento de 19,6% frente as 39,5 milhões de sacas do ano passado, resultado da bienalidade positiva da cultura, que é intercalada entre um ciclo alto e outro baixo. O café tipo arábica (76,4% da produção total) está projetado em 36 milhões de sacas, contra 28,9 milhões do ano passado, com aumento de 24,9%. Já o conilon, ou robusta, representa 23,6% da produção brasileira, com 11,2 milhões de sacas. A maior produção está em Minas Gerais, que detém 52,3% do total nacional, sendo 99% do tipo arábica. O Espírito Santo vem em segundo lugar, com 21,3% da colheita de conilon do país. Com 2,1 milhões de sacas, o Paraná ocupa a 4.ª posição no ranking de produção.

La Niña pode influenciar a próxima safra de soja

As chuvas que chegam aos poucos e atrasam o plantio da safra de verão no Paraná, também podem chegar mais tarde nos meses de outubro e novembro em Mato Grosso, influenciado o plantio de soja no estado. A La Niña, fenômeno caracterizado por um resfriamento do Oceano Pacífico, é a responsável pelo cenário climático no Centro-Oeste do Brasil. Esse quadro não deve provocar quebra de produção no estado brasileiro que mais produz soja, mas deve ser servir de alerta aos produtores rurais mato-grossenses. De acordo com Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, apenas algumas regiões do estado terão o plantio atrasado em função das chuvas tardias. A previsão climática indica que nos meses de outubro e novembro deste ano o volume pluviométrico será abaixo da média registrada no ano passado. As chuvas devem regularizar na segunda quinzena de novembro.

Trainee 2011: Bunge abre inscrições para formandos e recém-formados

A Bunge Brasil, uma das principais empresas de agronegócio, alimentos e fertilizantes do mundo, está com as inscrições abertas para o Programa Trainee 2011. O objetivo é contratar e desenvolver jovens talentos que estejam concluindo, ou que concluíram há no máximo dois anos, a graduação. Serão abertas vagas para diversas áreas com salário inicial de R$ 3.500,00. Para concorrer, o jovem precisa ter inglês fluente e disponibilidade de mudança para diferentes localidades do Brasil. Características como capacidade para enfrentar desafios e de resolver problemas serão avaliadas. Os selecionados seguirão um programa de desenvolvimento estruturado pelo período de 24 meses para obterem a visão dos negócios da empresa, adquirindo conhecimento nas diferentes cadeias de valor. O programa, que antes tinha duração de um ano, foi ampliado para que os trainees possam desenvolver melhor suas competências técnicas e comportamentais. Informações: www.bunge.com.br/trainees2011.Safra 2009/10: Conab finaliza levantamentos com 148,99 milhões de toneladas (foto 1)

Com uma produção recorde de 148,99 milhões de toneladas de grãos, o Brasil finaliza oficialmente a safra 2009/2010, conforme o resultado do 12.º e último levantamento da Conab para o ciclo, divulgado na semana passada. O desempenho supera a marca história até então, de 144,14 milhões t, na temporada 2007/08. O volume é 10,3% superior às 135,13 milhões t da safra 2008/09. A safra nacional de milho alcançou a produção de 56,124 milhões de t, representando um crescimento de 10,0% em relação à safra anterior. A soja fechou em 68,69 milhões t, 20,2% ou 11,52 milhões t a mais que no ciclo anterior. Os números da área total plantada são semelhantes aos do último levantamento, com 47,32 milhões de hectares. O estudo foi realizado por 59 técnicos, que ouviram representantes de cooperativas e sindicatos rurais, órgãos públicos e privados, entre 23 e 25 de agosto.

Tecpar é credenciado para atuar na certificação

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a credencial para atuar na certificação de sistemas orgânicos de produção. É a primeira instituição acreditada pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), do Ministério da Agricultura (Mapa). Para o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, "o credenciamento representa o reconhecimento de um trabalho que iniciou em 2004 e se consolidou em 2010". O coordenador de Agroecologia do Mapa, Rogério Dias, explica que o sistema foi desenvolvido para atender tanto ao mercado interno quanto o externo. "É uma proposta diferenciada de ver o processo produtivo pensando na sustentabilidade." Um selo oficial vai ser usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos e, a partir de janeiro de 2011, estará estampado em todos os produtos orgânicos certificados por Auditoria e Sistemas Participativos de Garantia. A certificação é compulsória e será exigida dos produtores para a comercialização.

Mais potássio na Bacia do Amazonas

Na semana passada, a Potássio do Brasil anunciou a descoberta de uma jazida de potássio na Bacia do Amazonas. Em comunicado oficial, a companhia de origem canadense informou que seu primeiro poço na região encontrou um intervalo de 1,86 metro de espessura, com teor médio de cloreto de potássio de 32,59%. O Brasil consome pouco mais de 4 mi­­lhões de toneladas de potássio por ano. Cerca de 90% deste total é importado, sobretudo do Canadá e da Rússia, dois grandes produtores do nutriente. Agora, a empresa decidiu contratar uma terceira sonda para agilizar os trabalhos exploratórios na região. As jazidas ficam na região do encontro entre os rios Madeira e Ama­zonas, nos municípios de Au­­tazes e Nova Olinda do Norte. A Petro­bras encontrou o potássio na dé­­ca­da de 70, quando buscava pe­­tró­­leo na região, mas ainda não decidiu o que fará com a jazida.

Faep vai recorrer contra decisão do STJ sobre preço mínimo

O Superior Tribunal da Justiça (STJ) indeferiu no último dia 9 o pedido de liminar em mandado de segurança impetrado pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) contra a portaria assinada pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que reduziu em 10% o preço mínimo do trigo. Entre seus argumentos, o ministro alega que "o simples fato de a Portaria não ter sido editada na época em que normalmente o governo a expede não acarreta por si só a nulidade sustentada, mas sim mera irregularidade, cujo atraso se justifica razoavelmente em detrimento das modificações na situação da crise mundial dos insumos, fato esse que é incontroverso e independe de provas nos autos". Sobre a decisão, a Faep se posiciona da seguinte maneira:

– Não concorda com a linha adotada pelo ministro Hermann Benjamin que classifica a preocupação dos produtores como "mera especulação comercial" pelo simples fato de ainda não ter havido a colheita;

– Não entende correto que o produtor tenha que ser primeiramente prejudicado pelas atitudes temerárias do governo para, somente então, buscar o ressarcimento dos prejuízos;

– Entende que a ilegalidade da Portaria que reduziu os preços mínimos está devidamente comprovada, pois foi editada em desrespeito à legislação de regência dos preços mínimos;

– Considera também equivocada a alegação de que deveria ter sido incluído no processo o Conselho Monetário Nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]