• Carregando...

Iowa City, Iowa - As lavouras dividem atenção com as mais diversas áreas na vida profissional dos produtores rurais norte-americanos. Além do cultivo e do domínio do mercado agropecuário, eles exercem atividades ligadas ao agronegócio que muitas vezes rendem até mais dinheiro que a lavoura. Banqueiros, corretores de seguro, vendedores de máquinas agrícolas negociam entre si e tiram renda dessas atividades que, no Brasil, são essencialmente urbanas.

Os produtores não se limitam a profissões tradicionais. Aos 65 anos, Jim Meade é também piloto de avião. Presta serviços a produtores na região de Iowa City, no estado de Iowa. Com queda nos lucros da atividade agrícola, a renda que obtém com o avião não pode ser desprezada. Um vôo de meia hora custa o equivamente a R$ 850. Meade, considerado um dos mais experientes pilotos da região, loca aeronaves para prestar o serviço.

A atuação em segmentos paralelos dá pontos de vista privilegiados aos produtores rurais. O gerenciamento financeiro da atividade agrícola é determinante, afirma Jeff Cuddeback, representante do Washington Bank na cidade homônima, estado de Iowa. Ele conta que o limite de crédito por produtor, equivalente a R$ 2,5 milhões a juros entre 5% a 7% ao ano, funciona como teto. "Não há como emprestar esse valor todo ano. As contas assumidas a cada safra precisam ser avaliadas antes de novos financiamentos".

Lidar com custos e receitas é a especialidade de Paul Bergshnei­der, de Easton, Illinois. Ele presta serviço como contador na região e, numa época em que o fantasma do prejuízo reapareceu nos Estados Unidos, relata que seus clientes devem alcançar resultados positivos. "Os produtores vão receber um pouco mais do que os custos nesta safra. As médias de produtividade são relativamente boas."

A prestação de serviços à agricultura nos EUA é atrativa a ponto de produtores como Duane Hammer alugarem suas terras para se dedicar à clientela. Ele vende insumos e ganha dinheiro também com a aplicação de agroquimicos. Enquanto as chuvas dos últimos dias representavam preocupação para a maioria dos produtores, Hammer previa ampliação do mercado, uma vez que problemas como ferrugem e mofo branco tendem a crescer com a umidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]