• Carregando...

Condições atípicas, a redução das chuvas e a elevação das temperaturas neste inverno, ajudam uma região e atrapalham outra no Paraná. Os trabalhos de colheita de milho safrinha, concentrados no Oeste, Noroeste e Norte, são favorecidos. Já a cebola e o trigo, correm o risco de ter seu desenvolvimento prejudicado em regiões como o Sul e os Campos Gerais.

Informativo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), com base em informações de 19 núcleos regionais do órgão, confirma a situação. Enquanto na região de Maringá o tempo bom faz com que 80% do milho safrinha já tenham sido colhidos, a região de Ponta Grossa considera a estiagem problemática para os cereais e pastagens de inverno. Os técnicos dessas localidades relatam que em alguns casos o plantio da terceira safra de feijão e da batata foi paralisado por falta de umidade.

O comportamento do clima é atribuído a um período de neutralidade, mas a expectativa do setor é que haja a instalação do fenômeno El Niño nos próximos meses, que promete trazer boas doses de chuvas para o Sul do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]