• Carregando...
Desenho animado “Monólogo de um grão de soja” desafia eleitores a refletirem sobre o impacto da guerra comercial em seus próprios bolsos | Reprodução/China Global Television Network
Desenho animado “Monólogo de um grão de soja” desafia eleitores a refletirem sobre o impacto da guerra comercial em seus próprios bolsos| Foto: Reprodução/China Global Television Network

A guerra comercial entre China e Estados Unidos fez com que os asiáticos contra-atacassem as sobretaxas praticadas pela administração de Donald Trump de uma forma inusitada: um desenho animado publicado no site oficial da TV estatal China Global Television Network (CGTN).

O filme “Monólogo de um grão de soja” - gravado em inglês e com legendas em chinês -apresenta um grão preocupado com as batalhas comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

A ‘soja animada’ lembra que entrou em vigor a taxa de 25% sobre a soja vinda dos Estados Unidos, e que a medida foi uma retaliação ao país norte-americano que sobretaxou uma série de produtos chineses nos últimos meses.

De maneira criativa, o desenho lembra ainda que a reação asiática afeta outras cadeias produtivas: “Os humanos não são os únicos que nos comem. Nós somos uma fonte essencial de alimentos para a produção animal, como aves, suínos, gado e peixe”, diz o grão de soja.

Além de explicar essa questão, a soja destaca que 62% das exportações da oleaginosa americana é enviada à China e que, caso se torne muito cara, a China irá buscar outros fornecedores. A personagem cita Brasil e Argentina, segundo e terceiro maior produtores do mundo, que podem dar conta desse fornecimento.

“O engraçado é que aqueles que votaram em Trump, e que ele pensa que vão apoiar essas ações comerciais, serão os mais prejudicados por esse conflito. Isso porque a retaliação da China que aumenta as tarifas sobre a soja afeta os dez maiores estados produtores do produto nos Estados Unidos. E nove dos dez apoiaram Trump nas eleições presidenciais de 2016. Então os eleitores vão continuar a apoiar Trump e os republicanos quando forem atingidos diretamente em seus bolsos?”, questiona a personagem.

Assista ao vídeo “Monólogo de um grão de soja” elaborado pela CGTN (em inglês):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]