• Carregando...
 | Divulgaa§a£o/agriculture.com
| Foto: Divulgaa§a£o/agriculture.com

36,1 milhões de hectares de milho e um recorde de 34,2 milhões de hectares de soja. Esses são os números que foram apresentados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em seu relatório de intenção de plantio, em março. Considerando os números do último relatório de acompanhamento de safra, divulgado pelo órgão no dia 8, os Estados Unidos ainda teriam, respectivamente, 769 mil e 7,3 milhões de hectares ainda por semear. Com o mês e junho já entrando na segunda metade, o mercado começa a se perguntar se haverá tempo hábil para plantar as áreas restantes e/ou replantar lavouras que recém-cultivadas que estão debaixo d’água.

Nos últimos 30 dias, chuvas frequentes acumularam o dobro do volume normal para o período em muitos estados da porção Oeste do Corn Belt. Kansas e Missouri, os mais afetados, registraram precipitações até 600% acima da média para esta época do ano, e tiveram seus índices de plantio rebaixados a, respectivamente, 31% e 30%, cerca de 50 pontos porcentuais atrás do ritmo de um ano atrás. Chuvas constantes mantiveram os produtores fora dos campos durante grande parte final de maio e início de junho e atrasaram os trabalhos em cerca de duas semanas nestes estados.

As plantas que sobreviverem às inundações devem enfrentar uma batalha difícil até o final da temporada. O excesso de chuvas durante os primeiros estádios vegetativos prejudica o desenvolvimento do sistema radicular das plantas e, com raízes menos profundas, as lavouras ficam mais sucetíveis a quebras em caso de veranicos.

Os mapas meteorológicos desta manhã mostram que as precipitações não devem dar trégua aos produtores norte-americanos nos próximos dias. No Meio-Oeste, as chuvas previstas para a próxima semana devem acumular até 300% do volume normal para o período e tendem a manter os trabalhos de campo paralisados. Até que ponto o atraso do plantio vai impactar o tamanho da área de cultivo deve ser revelado pelo USDA no dia 30, quando o órgão divulga seu relatório trimestral de área plantada e estoques trimestrais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]