• Carregando...
Colheita de soja na região de Maringá: produtividade da soja paranaense é a maior do mundo. Por hectare, o estado colhe, em média, 4% mais que os Estados Unidos e 11% mais que o restante do Brasil. | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Colheita de soja na região de Maringá: produtividade da soja paranaense é a maior do mundo. Por hectare, o estado colhe, em média, 4% mais que os Estados Unidos e 11% mais que o restante do Brasil.| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

O Paraná tem a melhor produtividade de soja do mundo. Quem garante é a Secretaria da Agricultura do Estado, que informou nesta segunda-feira (24) que o Paraná deve colher 3,6 tonelada por hectare em 2017.

A média é 4% maior que a norte-americana. Maior produtor de soja do mundo, os Estados Unidos colheram 3,5 toneladas por hectare neste ano. Já o volume médio brasileiro é de 3,2 toneladas por hectare - 11% a menos que o Paraná.

“Estes números confirmam a eficiência dos produtores rurais paranaenses, que ano a ano, buscam aprimorar o desenvolvimento tecnológico como forma de melhorar a produtividade e a rentabilidade das lavouras”, afirma o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Projeção de safra: soja 2016/17

Com estimativa de produção de 19 milhões de toneladas de soja na safra 2016/17, o Paraná deve ter alta de 13% em volume comparado à colheita passada. Isso representa mais de 17% da projeção da safra nacional.

Em amostra da confiança da produtividade brasileira para 2017, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aumentou neste mês a expectativa da colheita de soja no Brasil: de 108 milhões de toneladas, agora os norte-americanos esperam 111 milhões de toneladas.

Pertencente à Secretaria da Agricultura do Paraná, o Departamento de Economia Rural (Deral) destaca o tempo e a capacitação do agricultor como fatores fundamentais para o aumento da produção estadual. “Neste ano, o clima beneficiou a produção. Junto com isso, sempre há investimento em tecnologia e no bom manejo das lavouras”, destaca Marcelo Garrido, técnico do Deral.

Junto com o feijão e o milho, a safra de verão deste ano deve alcançar 24,2 milhões de toneladas, segundo dados do Deral - 19% a mais do que o ano passado. “Quando maior a produção, mais dinheiro circula. Com isso a economia segue rodando”, finaliza Garrido.

No total, o PIB do agronegócio paranaense deve crescer 1,5%, conforme estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]