• Carregando...

O plantio de soja do Paraná entra nos 15% finais com as lavouras em bom estado, mostra relatório dos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) que atuam em todo o estado e avaliam continuamente as plantas de suas regiões. Conforme o documento, seguem em boas condições 87% das áreas plantadas. Em situação regular, estão 12%. Só 1% das plantações é considerado ruim.

O quadro mostra que, apesar da pressa para concluir a semeadura de verão, que foi interrompida por falta de chuva em outubro, a fase inicial da temporada 2014/15 deve ser cumprida dentro do período agroclimático indicado. O setor ainda espera colher uma safra cheia. A expectativa é que cada um dos 5 milhões de hectares cultivados renda 3 mil quilos do grão, somando mais de 17 milhões de toneladas.

As chuvas são essenciais, uma vez que 10% das lavouras estão em germinação, perto de 80% em desenvolvimento vegetativo e 10% em floração. A umidade determina o vigor e o enchimento dos grãos. A parcela em maturação mal aparece nos números, apesar de o início da colheita estar previsto para daqui 40 dias.

Terra a cobrir

700 mil hectares de soja estão sendo plantados no Paraná nos próximos dias. O setor cobre os últimos 15% dos 5 milhões de hectares reservados à oleaginosa. A corrida contra o tempo é para garantir o potencial produtivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]