• Carregando...

110,55 sacas por hectare. Esse foi o maior índice de produtividade de soja alcançado no Brasil na última safra de verão 2012/13. E o produtor rural que realizou essa façanha é do Paraná. Hans Jan Groenwold, de Castro (região dos Campos Gerais), foi consagrado campeão nacional de produtividade nesta sexta-feira (28) pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). É a primeira vez que um representante paranaense vence o concurso.  No ano passado, o estado já havia se destacado nessa disputa com o produtor Ely de Azambuja Germano Neto, de Arapoti, também dos Campos Gerais, que foi o campeão regional do Sul. Ele conseguiu retirar do campo 103,11 sacas por hectare.

Os cinco vencedores – quatro regionais e um nacional – ganharão uma viagem técnica aos Estados Unidos, de 3 a 11 de agosto. O roteiro inclui atividades de campo (visitas a fazendas de soja que são referência em alta produtividade), centros de pesquisas e universidades. Outros 15 campeões estaduais e 26 municipais receberão um diploma do CESB e passarão a ser reconhecidos em suas regiões como referências em produtividade de soja no país.

Igor Van den Broek, genro do campeão paranaense e gerente da fazenda, falou com a reportagem do Agronegócio Gazeta do Povo após a conquista. Ele dividiu o mérito com os técnicos da cooperativa em que são associados e também a entidades de pesquisa da região, que deram suporte agronômico em toda a fazenda.

“Não dá para falar que foi só um fator determinante para a conquista e sim um conjunto, formado por clima, fertilidade do solo, momento certo de plantio e colheita e  variedade escolhida. Observamos que a única coisa diferente do normal neste ano foi o número de dias com temperatura acima de 28º C. Acredito que isso foi um dos principais fatores que influenciaram o resultado”, conta Van den Broek.

Ele afirma que a média de rendimento da soja na fazenda, de 380 hectares, foi de 75 sacas por hectare, bem acima da média estadual para a temporada, que foi em torno de 55 sacas por hectare, conforme levantamento da Expedição Safra Gazeta do Povo. No ano passado, a produtividade média da fazenda campeã foi de 68 sacas por hectare.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]