• Carregando...

As desvantagens do Brasil diante dos Estados Unidos em relação à infraestrutura de escoamento da soja são grandes. Dois terços do transporte da safra dos EUA correm em hidrovias. Proporção similar depende de rodovias no Brasil, com custo dobrado. As diferenças se estendem à malha ferroviária e aos portos. Mas em abril o Brasil conseguiu, com infraestrutura travada, exportar 8,25 milhões de toneladas do grão, volume equivalente ao recorde mensal norte-americano.

O ano continua sendo uma prova de fogo para o exportador de soja brasileiro. A meta de 45 milhões de toneladas ainda está longe de ser atingida. Até agora foram embarcados 17 milhões (t) ou 38% desse volume. Nos próximos três meses, a movimentação deve continuar intensa. Ainda em maio existe a possibilidade de o recorde de 8,25 milhões de toneladas ser quebrado. Trata-se do mês tradicionalmente mais movimentado do ano. O porcentual do crescimento dos embarques de janeiro a abril é quatro vezes maior que o esperado para o ano todo.

Expansão

52,5% de aumento no volume das exportações de soja foram registrados pelo Brasil nos últimos quatro meses, na comparação com o mesmo período de 2013. Para alcançar 45 milhões de toneladas, bastará ao país fechar o ano com crescimento de 13%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]