• Carregando...

Os Estados Unidos ganham com larga vantagem em produção, mas continuarão atrás do Brasil na exportação de soja em 2014/15, conforme dados do Departamento de Agricultura do país, o Usda, divulgados ontem. A vantagem norte-americana no volume colhido deve ser de mais de 10 milhões de toneladas, o que instiga suspeita de uma inversão no ranking das vendas externas.

Os EUA estão colhendo safra recorde de 107 milhões de toneladas de soja, e terão até janeiro para escoar sua produção praticamente sozinhos no mercado internacional, enquanto o Brasil estará plantando, apontou o secretário-geral da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove). “Metade do ano os Estados Unidos vão ser francamente exportadores, com estoques enormes e armazéns cheios, pois a safra de milho também é recorde”, disse Fábio Trigueirinho, da Abiove. As últimas previsões são de que o Brasil vai produzir de 90 milhões a 95 milhões de toneladas.

O Usda manteve as exportações do Brasil de 2014/15 (setembro/outubro) em 46,7 milhões de toneladas, ante 46,27 milhões de toneladas da previsão para embarques dos EUA no mesmo período. Os números são revistos mensalmente.

Vantagem

400 mil toneladas de soja a mais devem ser exportadas pelo Brasil na comparação com os Estados Unidos na temporada 2014/15, conforme o Usda. A margem é considerada pequena, diante de uma vantagem norte-americana de mais de 10 milhões de toneladas na colheita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]