• Carregando...

O excesso de umidade que tem atingido o Sul do Brasil é reflexo do El Niño, que normalmente traz volume de chuvas acima da média a toda a região, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai. Com a instalação total do fenômeno nos próximos meses, a temporada de enxurradas deve continuar, prejudicando o desenvolvimento das lavouras de trigo, indica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski.

“Em agosto vai chover acima da média e a nossa primavera, que já é muito úmida, deve ser mais ainda. Isso aumenta a probabilidade de ocorrência de doenças do trigo. Sem contar que pode prejudicar a colheita”, afirma.

Lazinski, contudo, minimiza a possibilidade de geadas tardias. “Elas devem ocorrer em agosto, mas em baixa intensidade. E depois do meio de setembro as chances de ocorrência são muito pequenas”. Os produtores paranaenses são os primeiros a darem início aos trabalhos de retirada do grão das plantações. A previsão é que a colheita fique concentrada entre a segunda quinzena de setembro e o final de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]