• Carregando...
 |
| Foto:

O Paraná conseguiu a liberação no Ministério da Agricultura para inscrever novos campos de produção de sementes de trigo. A autorização foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo órgão em caráter emergencial, para evitar o desabastecimento de cultivares na próxima safra. O setor temia a escassez de sementes depois que duas as geadas fortes em julho e agosto afetaram a produção dos campos de multiplicação do cereal no estado.

A regulamentação foi feita por meio da Instrução Normativa 58, publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU). Campos de trigo cuja floração tenha ocorrido até o dia 1º de novembro de 2013 podem ser inscritos em caráter excepcional. Sementes que não cumpram os prazos de identidade e qualidade vigentes poderão ser comercializadas na categoria S2 [com preço inferior], desde que o fato seja registrado na identificação da semente.

A liberação ocorre num momento em que a perspectiva é de aumento na produção do estado. No último inverno a área foi ampliada em 25% (de 782 mil hectares para 976 mil hectares). Os preços acima de R$40 por saca (60 quilos) devem incentivar nova expansão em 2014/15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]